IA (Longhua Liao/Getty Images)
Redatora
Publicado em 22 de julho de 2025 às 17h10.
Uma pesquisa divulgada pela empresa de análise de tendências Exploding Topics revelou que 92% das pessoas não verificam a precisão das respostas fornecidas por ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT.
Mesmo conscientes da possibilidade de erros ou “alucinações” — quando a IA inventa informações —, a maioria dos usuários simplesmente aceita o conteúdo gerado sem checá-lo.
A negligência em checar informações geradas por IA não é apenas uma curiosidade comportamental — trata-se de um risco real para empresas e profissionais.
O relatório mostra que quase 75% dos usuários da internet já tiveram experiências negativas com resumos gerados por IA em mecanismos de busca, como o Google.
Entre os problemas mais frequentes estão informações imprecisas ou enganosas (42,1%), falta de contexto (35,82%) e respostas enviesadas (31,5%).
Claire Broadley, editora-chefe da Exploding Topics, destaca que, diante desse cenário, as empresas precisam assumir o protagonismo.
Esse é um chamado direto a líderes, gestores e equipes de comunicação: se as ferramentas de IA são o primeiro contato do público com sua marca, é essencial garantir que a informação projetada nesses ambientes seja precisa, contextualizada e positiva.
Ignorar isso pode significar deixar que equívocos algorítmicos moldem a percepção sobre o seu negócio.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.