Casual

Aproveite o ano novo para melhorar a qualidade de vida

Coautor do livro “Guia Prático de Qualidade de Vida” propõe algumas estratégias para garantir o sucesso dessa empreitada

Dr. Alberto Ogata lembra as mudanças de estilo de vida, no entanto, promovem saúde, energia, conforto e bem-estar duradouros (Stock.Xchange)

Dr. Alberto Ogata lembra as mudanças de estilo de vida, no entanto, promovem saúde, energia, conforto e bem-estar duradouros (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2011 às 14h26.

São Paulo - Para muitas pessoas, dezembro é momento de fazer um balanço geral do ano: reavaliar erros e acertos, questionar a respeito de novos caminhos a serem seguidos no ano que vai começar. É ainda o período ideal para refletir sobre quais aspectos mudar em relação à própria saúde e qualidade de vida – praticar mais atividade física, parar de fumar, ter uma alimentação mais saudável, mais momentos para relaxar com a família e os amigos ou melhorar a qualidade do repouso.

O presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Dr. Alberto Ogata, é especialista no assunto. Coautor do livro “Guia Prático de Qualidade de Vida” (Ed. Campus), ele propõe algumas estratégias para garantir o sucesso dessa empreitada. Primeiro, é preciso escolher um aspecto da vida no qual exista a intenção de mudar, criando formas de se forçar a criar novos hábitos e comportamentos condicionados.

Entre as dicas do Dr. Alberto Ogata estão:

  • Fazer uma lista dos benefícios destas mudanças. Um exemplo é a prática de atividade física: proporciona perda de peso, faz-nos sentir melhor e promove melhoras na autoestima. 
  • Estabelecer metas realistas e atingíveis.
  • Pensar em formas de atingir este objetivo, incorporando-as ao dia-a-dia: matricular-se em uma academia de ginástica, praticar um esporte, comprar um pedômetro e passar a caminhar ou optar por escadas em detrimento de elevadores são alguns exemplos de pequenas mudanças no cotidiano.
  • Identificar os obstáculos no caminho, como a falta de tempo, os compromissos diários, os problemas de deslocamento e transporte, o trânsito e a preguiça, por exemplo.
  • Buscar o apoio, a parceria e a cumplicidade de amigos, familiares e colegas.
  • Preparar um diário (ou um blog) e anotar os avanços, as dificuldades e o passo-a-passo destas mudanças.

O presidente da ABQV lembra que é importante que estas mudanças procurem contemplar, sobretudo, os aspectos relacionados a uma vida mais saudável, em vez da preocupação restrita aos bens materiais. A compra de um bem durável, como um carro novo ou uma casa na praia, por exemplo, traz felicidade instantânea e relacionada à conquista de algo importante, mas dura pouco. As mudanças de estilo de vida, no entanto, promovem saúde, energia, conforto e bem-estar duradouros.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarBoa formaSaúde e boa forma

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega