Casual

Bósnia garante vaga inédita na Copa do Mundo

Vedad Ibisevic foi o autor do gol da vitória, aos 23 minutos do segundo tempo, que deu à Bósnia o primeiro lugar do Grupo G

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 20h00.

A Bósnia venceu a Lituânia fora de casa por 1-0, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, e se classificou pela primeira vez para um Mundial como nação independente.

Vedad Ibisevic foi o autor do gol da vitória, aos 23 minutos do segundo tempo, que deu à Bósnia o primeiro lugar do Grupo G e fez do pequeno país o 16º país a garantir uma vaga para disputar a Copa do Mundo do ano que vem no Brasil.

A Grécia, que derrotou Liechtenstein por 2-0, chegou aos mesmos 25 pontos dos bósnios, mas perdeu no saldo de gols (+24 a +8) e ficou com a segunda colocação. Agora terá de passar pela repescagem das eliminatórias para tentar ir ao Brasil em 2014.

Para a Bósnia, que se tornou independente em 1992, a Copa será a primeira participação em um grande torneio, já que o país nunca disputou nem um Mundial, nem uma Eurocopa.

Após a partida, milhares de pessoas foram às ruas de Sarajevo para comemorar a classificação.

"Isto significa muito para nosso país, obrigado Dragões", delarou Bibija Kerla, uma cidadã bósnia, usando o apelido da seleção.

A Bósnia se tornou independente após o fim da Iugoslávia em 1992, o que deu origem a uma sangrenta guerra contra a Sérvia que durou três anos, na qual 100.000 pessoas morreram.

Acompanhe tudo sobre:EuropaEsportesFutebolBósniaCopa do Mundo

Mais de Casual

Revo amplia mobilidade de luxo no interior paulista com novo lounge

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark

LVMH estuda vender participação de 50% da Fenty Beauty, marca de Rihanna