Casual

'Druk, a Última Rodada' leva o Oscar de filme internacional

"Druk" é o quarto filme dinamarquês a ganhar o Oscar de filme internacional (antes chamado de produção em língua estrangeira)

Dinamarca chega ao quarto prêmio de Melhor Filme Internacional com a vitória de “Druk” (Divulgação/Reprodução)

Dinamarca chega ao quarto prêmio de Melhor Filme Internacional com a vitória de “Druk” (Divulgação/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de abril de 2021 às 21h47.

Druk - Mais uma Rodada é o quarto filme dinamarquês a ganhar o Oscar de filme internacional (antes chamado de produção em língua estrangeira). Thomas Vinterberg tinha começado a produção de Druk - Mais uma Rodada, quando sua filha Ida, de 19 anos, morreu num acidente de carro.

"O cineasta Guillermo del Toro me perguntou outro dia se foi o filme que me livrou da insanidade. E achei uma maneira muito precisa de definir. ‘Druk’ me afastou da queda livre. Virou um propósito fazer para ela, honrando sua memória", disse o diretor dinamarquês em entrevista ao Estadão. "Então agora, quando o filme ganha prêmios, atenção, indicações, é extra especial, porque parece que é para ela. É uma homenagem à sua memória, e há um elemento cicatrizante nisso."

"Isso é algo que nunca imaginei, a não ser pelo fato de ter imaginado minha vida toda", disse Vinterberg. "Esse é um filme sobre perder o controle quando eu perdi o controle da minha vida." Ele agradeceu especialmente a Mads Mikkelsen, pela atuação, mas também pela sua filha. Ele chora ao falar da filha, que morreu num acidente de carro quatro dias depois de iniciada a produção. "Fizemos esta produção para você."

Cerimônia

Neste domingo, 25, é realizada a cerimônia de entrega do Oscar 2021. Com a pandemia de coronavírus, que obrigou o mundo a adotar o isolamento social, o setor cultural teve de se adaptar rapidamente, como foi o caso das premiações. O Oscar não ficou de fora dessa nova ordem e precisou abrir mão do ritual que antecede a grande festa do cinema, como o tapete vermelho.

Dessa vez, a cerimônia será híbrida e com transmissão de vários locais, como o tradicional Dolby Theatre e também a Estação Ferroviária Central de Los Angeles.

Entre os indicados, destaque para Chadwick Boseman, que concorre a Melhor Ator por sua atuação em A Voz Suprema do Blues, junto com Viola Davis, que disputa a estatueta de Melhor Atriz pelo mesmo filme. Mas Anthony Hopkins brilha em sua atuação no filme Meu Pai e pode ficar com a cobiçada estatueta dourada.

Acompanhe tudo sobre:EstadãoOscar

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega