Casual

Ferrari apresenta o primeiro veículo SUV em 75 anos; veja fotos

O Purosangue é o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da montadora italiana

Purosangue, o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da montadora italiana.  (Ferrari/Divulgação)

Purosangue, o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da montadora italiana.  (Ferrari/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 14 de setembro de 2022 às 12h17.

Última atualização em 14 de setembro de 2022 às 12h25.

A Ferrari revelou ontem (13) o Purosangue, o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da montadora italiana.

O lançamento possui diferenças em comparação com crossovers e SUVs, onde o motor é montado na parte dianteira do carro, quase que dobrando o eixo dianteiro, com a caixa de câmbio presa diretamente a ele. Segundo a montadora, este layout possui uma distribuição de peso menos otimizada que proporciona dinâmica.

Assim, o Purosangue tem o motor na frente com a caixa de câmbio na traseira para criar um trem de força esportivo. Além disso, o chassi possui um teto de fibra de carbono para reduzir o peso e o centro de gravidade.

A cabine possui quatro bancos com aquecimento. Os bancos dianteiros tem opção de massagem. (Ferrari/Divulgação)

A cabine possui quatro bancos com aquecimento. Os bancos dianteiros tem opção de massagem. Já o porta-malas é o maior já visto em uma Ferrari e os bancos traseiros se dobram para aumentar o espaço de bagagem.

Pela primeira vez, os proprietários da Ferrari têm a possibilidade de personalizar o teto de seu carro, optando por um teto de vidro eletrocrômico completo ao invés da versão padrão de fibra de carbono. O vidro é revestido em sua superfície inferior com uma película eletro-sensível. Quando uma pequena corrente elétrica é passada através do filme, ele muda seu nível de tonalidade para inundar a cabine com a luz solar ou fornecer sombra quando necessário.

Visão traseira do "Purosangue". (Ferrari/Divulgação)

O veículo possui um sensor de qualidade do ar que pode verificar o ar fora do carro e melhorar a qualidade na cabine controlando inteligentemente a recirculação do ar e usando filtros que impedem a entrada de partículas até PM2.5 no carro.

Pela primeira vez, o carro também oferece compatibilidade com o Android Auto e Apple CarPlay como padrão. Estes substituem o tradicional sistema de navegação integrado.

O desempenho do veículo também não ficaria de fora, com 0-100 km/h em 3,3s e 0-200 em 10,6s e motor V12 aspirado de Maranello, com 725 cv de potência.

A sustentabilidade também está presente no desenvolvimento do novo veículo. 85% dos estofos do carro foram produzidos de forma sustentável: o forro do tecido do teto é feito de poliéster reciclado, o tapete é feito de poliamida reciclada de redes de pesca recuperadas dos oceanos e Alcantara, recentemente formulado, também derivado de poliéster reciclado.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:CarrosSUVFerrari

Mais de Casual

Do casual a performance: 9 lançamentos de tênis em setembro

LVMH afirma que Giorgio Armani foi um 'exemplo de máxima elegância'

Os melhores bares do Brasil comandados por duplas de sucesso, segundo ranking EXAME Casual 2025

Giorgio Armani morre aos 91 anos