Casual

Filme policial japonês recebe primeiras vaias em Cannes

Segundo os críticos, aos 20 minutos, o cineasta Takeshi Miike perde o controle da história, sepultada sob inúmeros clichês da violência


	O cineasta japonês Takashi Miike, em entrevista coletiva: o próprio Miike reconheceu que o filme não deve receber nenhum prêmio que será atribuído pelo Júri de Cannes
 (Alberto Pizzoli/AFP)

O cineasta japonês Takashi Miike, em entrevista coletiva: o próprio Miike reconheceu que o filme não deve receber nenhum prêmio que será atribuído pelo Júri de Cannes (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 13h11.

Cannes - As vaias na exibição de um filme para a imprensa são uma tradição no Festival de Cannes, e, este ano, "Shield of Straw", do cineasta japonês Takeshi Miike, que disputa a Palma de Ouro, foi o primeiro longa-metragem a receber este tratamento desde o início da disputa, na quarta-feira passada.

O filme do diretor japonês de 70 anos começa bem e as cenas repletas de ação chegaram a ser aplaudidas no grande cinema Lumiere do Palácio do Festival, lotado com, supostamente, os críticos mais difíceis do planeta.

O longa-metragem começa com um bilionário japonês, que oferece um prêmio, como em um western, pela cabeça do assassino da neta e com uma equipe de policiais, dos quais poucos são honestos, que deve transportar o criminoso pelo Japão para entregá-lo à promotoria.

Mas depois dos primeiros 20 minutos, Miike, que há dois anos exibiu em Cannes

"Hara Kiri, a morte de um samurai" - o primeiro filme em 3D a disputar a Palma de Ouro, perde o controle da história, sepultada sob inúmeros clichês da violência.

"É o pior filme que vi até agora", comentou um crítico egípcio.

O próprio Miile reconheceu que o filme não deve receber nenhum prêmio que será atribuído pelo Júri de Cannes, presidido pelo cineasta americano Steven Spielberg.

"Não acredito que este filme seja feito para a Palma de Ouro", disse o japonês.

*Matéria atualizada às 13h10

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaCinemaEntretenimentoFestival de Cinema de CannesJapãoPaíses ricos

Mais de Casual

O avião executivo mais escolhido por milionários e bilionários brasileiros

Adidas pede desculpas ao México por uso de design indígena em calçado

Foguete? Porsche bate recorde com velocidade 'insana' em rodovia na Alemanha

Conheça os rostos que irão estampar o ‘Calendário Pirelli 2026’