Casual

Messi quer fazer história ao conquistar terceira Bola de Ouro

Outros dois jogadores conseguiram o 'tri', embora não em três edições seguidas: os holandeses Johann Cruyff (1971, 1973 e 1974) e Marco van Basten (1988, 1989 e 1992)

Messi conquistou nada menos do que cinco títulos em 2011 com o Barcelona (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Supercopas da Espanha e da Europa) (Getty Images)

Messi conquistou nada menos do que cinco títulos em 2011 com o Barcelona (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Supercopas da Espanha e da Europa) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2012 às 22h08.

São Paulo - O craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, é o grande favorito para conquistar, pela terceira vez consecutiva, o prêmio Bola de Ouro, da Fifa e da revista "France Football", que recompensa o melhor jogador do ano, e que será anunciado nesta segunda-feira, em Zurique, Suíça.

Messi, que faturou o troféu em 2009 e 2010, tem como rivais o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o meia Xavi, seu companheiro de equipe no Barcelona.

O brasileiro Neymar, do Santos, que estava entre os 25 últimos indicados, não faz parte dos três finalistas, mas concorre a outro prêmio, o de gol mais bonito do ano (troféu Puskas), pelo que marcou contra o Flamengo no dia 27 de julho.

O Brasil também será representado, no futebol feminino, por Marta, que venceu a Bola de Ouro nas cinco edições anteriores. Mas a atacante brasileira não é a favorita este ano, por ter uma concorrente de peso, a japonesa Homare Sawa, que sagrou-se campeã da Copa do Mundo com seu país em julho, numa competição na qual foi artilheira, além de ter sido eleita melhor jogadora.

Se conquistar mais uma vez a Bola de Ouro, Messi alcançará a marca do francês Michel Platini, presidente da Uefa, único a ter levantado o troféu por três anos consecutivos, em 1983, 1984 e 1985.

Outros dois jogadores conseguiram o 'tri', embora não em três edições seguidas: os holandeses Johann Cruyff (1971, 1973 e 1974) e Marco van Basten (1988, 1989 e 1992).

Aos 24 anos, o argentino pode chegar a esta marca com muita precocidade, já que, com essa idade, Cruyff e Van Basten só haviam faturado o prêmio uma vez, sendo que Platini esperou até os 28 anos para ganhar seu primeiro.


O francês fez questão de elogiar Messi, ao comparar seu talento ao brilho de um diamante. "Ele é excepcional, fantástico, assim como Cristiano Ronaldo, mas os dois jogam de maneira totalmente diferente. Messi é um diamante. A filosifia do Barcelona é de colocar pérolas ao redor do diamante", declarou Platini.

Messi conquistou nada menos do que cinco títulos em 2011 com o Barcelona (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Supercopas da Espanha e da Europa), e foi decisivo ao balançar a rede nas duas finais mais importantes do ano. No dia 28 de maio, anotou o segundo gol do Barça na vitória por 3 a 1 em Wembley, na Liga dos Campeões, e no dia 18 de dezembro, fez dois na goleada de 4 a 0 sobre o Santos no Mundial de Clubes.

Seu maior rival, Cristiano Ronaldo, só o superou em dois quesitos. No dia 20 de abril, o português fez o gol do título do Real na prorrogação do clássico contra o Barcelona na final da Copa do Rei, única competição que o time catalão não venceu neste ano.

CR7 também levou a melhor sobre o argentino ao conquistar a artilharia do Campeonato Espanhol, que encerrou com a incrível marca de 40 gols, o melhor total entre todas as ligas européias.

Xavi, que era favorito para conquistar a Bola de Ouro em 2010 por ter vencido a Copa do Mundo naquele ano com a seleção espanhola, deve ser ofuscado mais uma vez por Messi, apesar de muitos observadores considerarem o espanhol o grande responsável pelo futebol ofensivo e envolvente praticado pelo Barça.

O disputa pelo prêmio de melhor treinador também será protagonizada pelo duelo entre Real Madrid e Barcelona, já que o treinador do time da capital espanhola José Mourinho tentará defender seu título contra Josep Guardiola, que comanda o time catalão desde 2009.

Acompanhe tudo sobre:AtletasEsportesFutebolJogadores de futebolLionel Messi

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes