Casual

Morre Cesária Evora, um dos principais nomes da música africana

Insuficiência respiratória e tensão cardíaca foram as razões do falecimento da cantora cabo-verdiana

Em setembro deste ano gravadora Lusafrica anunciou o fim da carreira de Cesaria em consequência de problemas de saúde (Jewel Samad/AFP)

Em setembro deste ano gravadora Lusafrica anunciou o fim da carreira de Cesaria em consequência de problemas de saúde (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2012 às 14h40.

São Paulo - Cesaria Évora, cantora cabo-verdiana de 70 anos, morreu neste sábado, na África, por insuficiência respiratória e tensão cardíaca. Em setembro deste ano, a gravadora Lusafrica anunciou o fim da carreira de Cesaria em consequência de problemas de saúde.

Nos últimos anos, a cantora passou por várias cirurgias, entre elas uma operação de coração aberto. Cesaria foi descoberta pelo público quando cantava nos bares e hotéis de Mindello, capital da ilha de São Vicente, em Cabo Verde. O sucesso internacional veio em 1992 com o seu terceiro álbum, Miss Perfumado.

Cesaria ficou conhecida como a diva dos pés descalços e como rainha da morna, nome do gênero musical pelo qual se destacou. Ela começou a cantar aos 16 anos, em Cabo Verde. Em 1988, gravou o álbum La diva aux pied nus, em Paris. A partir de 1992 ganhou visibilidade mundial. Em 2004, conquistou o prêmio Grammy de melhor álbum. (Com AFP)

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArteEntretenimentoIndústria da músicaMúsica

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado