Repórter
Publicado em 10 de julho de 2025 às 16h26.
Última atualização em 10 de julho de 2025 às 17h32.
A Lua cheia de julho alcança seu pico nesta quinta-feira, 10, às 17h36 (horário de Brasília), embora sua melhor visibilidade seja após o pôr do sol.
Este ano, a Lua cheia estará ainda mais "baixa" no céu devido a um fenômeno conhecido como "Grande Parada Lunar". Esse evento ocorre quando a "gravidade do Sol puxa a órbita da Lua, inclinando-a em relação ao equador", de acordo com o site Space.com.
Durante a lua cheia, a Terra se posiciona diretamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que toda a superfície lunar seja iluminada de nossa perspectiva. Isso elimina as sombras longas e os relevos dramáticos típicos das fases de quarto crescente, como o crescente e o minguante.
A Lua do Veado atingirá sua plenitude no céu no final da tarde, surgindo no horizonte leste e se pondo no oeste antes do amanhecer. No Hemisfério Norte, onde as noites são mais curtas nesta época, a lua aparecerá mais baixa no céu, mesmo por volta da meia-noite.
Já no Hemisfério Sul, a lua estará em uma posição mais alta. Segundo a Nasa, a superlua de veado recebe seu nome por coincidir com o período de crescimento dos chifres dos cervos machos.
Durante o verão no Hemisfério Norte, os chifres surgem, inicialmente cobertos por uma pele aveludada. Embora essa associação seja culturalmente relevante, o fenômeno da lua cheia não tem relação direta com o crescimento dos chifres.
Veja também: Quando acontece eclipse solar mais longo da história? Veja data e como será