Economia

BC simplifica normas cambiais e agiliza transferências

Brasília - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira novas medidas para simplificar e consolidar as normas cambiais, ressaltando que não tem como objetivo direcionar as cotações, mas sim desburocratizar o funcionalmento do mercado. "Estamos retomando um processo que foi interrompido pela crise global", afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles. "Foi-se o tempo em que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2010 às 20h52.

Brasília - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira novas medidas para simplificar e consolidar as normas cambiais, ressaltando que não tem como objetivo direcionar as cotações, mas sim desburocratizar o funcionalmento do mercado.

"Estamos retomando um processo que foi interrompido pela crise global", afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles. "Foi-se o tempo em que mudanças nas normas visavam algum efeito na taxa (de câmbio). Agora não é assim."

Entre as medidas destacadas por Meirelles está a possibilidade de companhias residentes no país emissoras e/ou ofertantes de Depositary Receipts (DR) manterem no exterior o produto da sua alienação. Essa faculdade não se aplica a DR de instituições financeiras.

Hoje, os recursos levantados com DR têm que entrar no país em no máximo cinco dias.

Outra mudança diz respeito à ampliação do prazo de liquidação dos contratos celebrados pelo Tesouro Nacional de 360 para até 750 dias, a contar da data da contratação. "Assim, os prazos das operações do Tesouro se equiparam aos das operações cambiais efetuadas no mercado interbancário", explicou o BC em nota.

Para simplificar as regras cambiais, serão revogadas dezenas de normativos que já não se aplicam à realidade brasileira.

Meirelles afirmou que, no momento, não há mais procedimentos infralegais a serem adotados para desburocratizar as normas. "Continuaremos pesquisando com lupa", disse.

 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCâmbioMercado financeiroRegulamentação

Mais de Economia

Governo zera contingenciamento após elevar projeção de receita do ano em R$ 27,1 bilhões

Aviação brasileira tem melhor semestre da história com recorde de passageiros em 2025

Governo do Goiás cria linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço de Trump

Retaliação do Brasil ao tarifaço de Trump é automática? Entenda como é o processo