Economia

BCE mantém taxa básica e revisa previsões

A taxa está em 0,75%, o menor nível histórico, em vigor desde julho passado


	O presidente do BCE, Mario Draghi: o BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente
 (Daniel Roland/AFP)

O presidente do BCE, Mario Draghi: o BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 11h44.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quinta-feira a taxa básica de juros inalterada, em 0,75%, o menor nível histórico, em vigor desde julho passado, apesar da fragilidade persistente da economia na Eurozona, em um momento de preocupação com a crise política italiana.

Alguns analistas haviam especulado com a possibilidade de uma redução da taxa principal ante a situação na Eurozona, mas a maioria acreditava na manutenção dos status quo, já que uma baixa não beneficiaria os países em dificuldades.

O banco também revisou nesta quinta-feira para baixo suas previsões de crescimento na zona do euro em 2013 e 2014, segundo dados apresentados por seu presidente, Mario Draghi, em coletiva de imprensa.

O BCE prevê que o PIB sofra uma contração de 0,5% este ano, ao invés de 0,3% como se previa anteriormente, e que cresça 1% em 2014, ao invés de 1,2%).

Acompanhe tudo sobre:BCECrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaJurosUnião Europeia

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil