Economia

Bernanke não participará de Jackson Hole por agenda

Chairman do Federal Reserve deverá ficar de fora do simpósio anual de política monetária devido a um conflito de agenda

Chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, durante um encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) em Washington (Yuri Gripas/Reuters)

Chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, durante um encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) em Washington (Yuri Gripas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 10h15.

Washington - O chairman do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, não participará do simpósio anual de política monetária de Jackson Hole este ano devido a um conflito de agenda, faltando ao prestigioso evento pela primeira vez desde que assumiu o cargo em 2006.

A conferência, realizada em agosto do ano passado no Parque Nacional Grand Teton em Wyoming, une representantes de bancos centrais do mundo todo. A ausência de Bernanke marcará a primeira vez em 25 anos que um chairman do Fed não participa do evento.

Uma porta-voz do Fed, respondendo a uma consulta da Reuters, disse que o chairman não está planejando participar do simpósio atualmente por causa de um conflito de agenda pessoal.

Bernanke e o ex-chairman do Fed Alan Greenspan --quem ele substituiu em 2006--, tem periodicamente usado o encontro para sinalizar importantes ações do banco central norte-americano. Por exemplo, Bernanke indicou o lançamento iminente da terceira rodada de enormes compras de ativos pelo Fed, chamado de QE3, na conferência de agosto passado.

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeEconomistasFed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPersonalidadesPolítica monetária

Mais de Economia

Aposentados do INSS começam a receber respostas sobre descontos indevidos; veja como consultar

IPCA sobe 0,26% em maio, abaixo do esperado; inflação acumulada de 12 meses fica em 5,32%

Aneel deve aprovar hoje início da nova tarifa social de energia; veja quem tem direito e o que muda

IOF: Haddad e Lula discutem medidas para substituir decreto e compensar perdas fiscais