Economia

Brasil tem déficit primário de R$9 bi, pior para esses meses

Em 12 meses até setembro, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,58% do Produto Interno Bruto


	Banco Central: déficit nominal ficou em 22,896 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 35,0% do PIB
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Banco Central: déficit nominal ficou em 22,896 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 35,0% do PIB (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 10h14.

Brasília - O setor público brasileiro registrou déficit primário de 9,048 bilhões de reais em setembro, o pior resultado para esses meses desde o início da série histórica, informou o Banco Central nesta quinta-feira.

O resultado foi muito pior que o esperado por analistas consultados pela Reuters, cuja mediana apontava saldo positivo de 100 milhões de reais. As projeções variaram de déficit de 2,6 bilhões de reais e superávit de 3 bilhões de reais.

Em 12 meses até setembro, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,58 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O BC informou ainda que o déficit nominal -- receita menos despesas, incluindo o pagamento de juros da dívida-- ficou em 22,896 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 35,0 por cento do PIB. Nestes casos, pesquisa da Reuters mostrava projeções de saldo negativo de 20,5 bilhões de reais e dívida a 34,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroBanco CentralDéficit públicoJuros

Mais de Economia

Decisão do Copom reforça que ciclo de corte de juros só deve começar em 2026

CNI critica Selic em 15% e alerta: 'É a paralisia nos investimentos produtivos'

Lula assina MP que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Brasil tem segundo maior juro real do mundo com manutenção de Selic a 15%; veja ranking global