Economia

Desemprego cai, mas Espanha admite que é insuficiente

O desemprego na Espanha registrou uma queda histórica em abril, de 2,33% na comparação com março


	O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy: "enquanto existirem mais de 5 milhões de pessoas sem emprego na Espanha, isto não pode ser aceito"
 (Dani Pozo/AFP)

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy: "enquanto existirem mais de 5 milhões de pessoas sem emprego na Espanha, isto não pode ser aceito" (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h07.

Madri - O desemprego na Espanha registrou uma queda histórica em abril, de 2,33% na comparação com março, anunciou o governo, mas em um país com cinco milhões de desempregados o resultado continua sendo insuficiente, admitiu o primeiro-ministro Mariano Rajoy.

"O desemprego registrado no mês de abril diminuiu em 111.565 pessoas na comparação com o mês anterior e o número total de desempregados registrados nas Agências dos Serviços Públicos de Emprego fica em 4.684.301", afirma um comunicado do ministério do Emprego.

"Este é o melhor resultado registrado em um mês de abril na série histórica comparável, iniciada em 2001", completa a nota.

"São bons dados", afirmou Rajoy.

"Tenho esperança para o futuro porque acredito que rompemos uma tendência de destruição do emprego e já estamos na tendência contrária", disse, apesar de admitir que no momento "isto é absolutamente insuficiente".

"Enquanto existirem mais de cinco milhões de pessoas sem emprego na Espanha, isto não pode ser aceito e, portanto, não estou satisfeito", completou, apesar de considerar que a Espanha superou o pior da crise.

Segundo os diferentes métodos oficiais de cálculo, o país tem entre 4,7 milhões e 5,9 milhões de pessoas em busca de emprego, com uma taxa de desemprego de 25,93% no primeiro trimestre do ano.

O ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, afirmou que o desemprego é o "problema fundamental" do país.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsDesempregoEspanhaEmpregos

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro