Economia

Diretor da ANP prevê disputa nas áreas unitizadas no pré-sal

A agência divulgou hoje (26) a habilitação de 10 empresas interessadas na 2ª rodada do pré-sal e 15 para a 3ª rodada

Pré-sal: o Brasil entrou para "1ª liga" da indústria do petróleo e gás natural com os leilões anunciados (Agência Petrobras/Divulgação)

Pré-sal: o Brasil entrou para "1ª liga" da indústria do petróleo e gás natural com os leilões anunciados (Agência Petrobras/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 17h07.

Rio - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone, prevê que haverá disputa entre as empresas inscritas para a 2ª Rodada do pré-sal, prevista para 27 de outubro, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, apesar do leilão aparentemente interessar apenas às empresas instaladas na região - já que a oferta se refere a áreas contíguas a campos já em exploração, as chamadas áreas unitizadas -, outras companhias deverão aproveitar a oportunidade para fazer um portfolio variado, com áreas do pré-sal sob o modelo de partilha e outras sob o regime de concessão.

A ANP divulgou nesta terça a habilitação de 10 empresas interessadas na 2ª Rodada do Pré-sal e 15 para a 3ª Rodada. No dia 3 de outubro será divulgada uma segunda lista de empresa interessadas, informou Oddone.

"Essa lista já mostra a qualidade de empresas que estão sendo atraídas para o pré-sal, empresas de grande porte, com capacidade de investimento, e espero que façam propostas", disse o executivo ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado).

De acordo com o executivo, o Brasil entrou para "1ª liga" da indústria do petróleo e gás natural com os leilões anunciados.

Em um evento no início da tarde, o secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, informou que mais cinco empresas deverão se inscrever para os leilões de outubro.

Fazem parte da lista já divulgada empresas como ExxonMobil, Shell, Total, Statoil, Repsol Sinopec , Petronas, Petrogal, Total, BP, CNODC, entre outras.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoLeilõesPré-salANP

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis