Economia

Geithner: FMI pode levantar fundos rapidamente para crises

O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos afirmou, no entanto, que isso não deve substituir uma resposta da Europa à sua crise de dívida

Geithner: "o que não queremos ver é as pessoas olhando para o FMI como uma maneira de substituir uma resposta europeia mais enérgica" (Giuseppe Cacace/AFP)

Geithner: "o que não queremos ver é as pessoas olhando para o FMI como uma maneira de substituir uma resposta europeia mais enérgica" (Giuseppe Cacace/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 11h47.

Washington - O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou nesta quarta-feira que o Fundo Monetário Internacional (FMI) está em posição de levantar um volume substancial de capital rapidamente, mas que isso não deve substituir uma resposta da Europa à sua crise de dívida.

"O FMI está em uma posição muito boa... para demonstrar ao mundo que... tem a capacidade de levantar capital adicional de outros países muito, muito rapidamente se precisar fazer isso", disse Geithner na Brookings Institution.

"Acho que isso é bom porque provará ao mundo que existe uma capacidade substancial que pode reforçar o que os europeus estão fazendo e ajudar a aliviar, se necessário, os efeitos de qualquer trauma europeu no resto do mundo." "O que não queremos ver é as pessoas olhando para o FMI como uma maneira de substituir uma resposta europeia mais enérgica", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEstados Unidos (EUA)FMIPaíses ricosTesouro Nacional

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana