Economia

Greve e incêndio em Santos afetam exportações em abril

As chuvas, que impediram principalmente o embarque de mercadorias a granel, também influenciaram o resultado, assim como a safra tardia da soja neste ano


	Minério de ferro: apesar de o volume exportado do produto ter subido 16,2%, houve uma redução de 43% no valor, decorrente da queda de 51,6% no preço para a exportação
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Minério de ferro: apesar de o volume exportado do produto ter subido 16,2%, houve uma redução de 43% no valor, decorrente da queda de 51,6% no preço para a exportação (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 17h31.

Brasília - A greve dos caminhoneiros e o incêndio que atingiu tanques de combustível no porto de Santos (SP) contribuíram para a queda de 23,2% nas exportações no mês de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com Herlon Brandão, diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as chuvas, que impediram principalmente o embarque de mercadorias a granel, também influenciaram o resultado, assim como a safra tardia da soja neste ano.

"Esse é o segundo mês com superávit neste ano, o que era esperado no comportamento sazonal da balança comercial", afirmou.

Em abril, houve queda ainda no valor do minério de ferro vendido para o exterior. Apesar de o volume exportado do produto ter subido 16,2%, houve uma redução de 43% no valor, decorrente da queda de 51,6% no preço para a exportação, que foi de US$ 40,4 por tonelada em abril. "O preço do minério de ferro está melhorando mas, ao persistir a recuperação, vamos sentir a melhora (na balança) só em junho", completou.

Houve queda também no valor da soja exportada, de 32,7% em relação a abril do ano passado, e também no volume vendido ao exterior, que caiu 20,6% nessa comparação.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosComércio exteriorCommoditiesExportaçõesGrevesIncêndiosSoja

Mais de Economia

China pressiona EUA por avanços antes do fim da trégua comercial

OMC recebe pedido do Brasil para abrir consultas com os EUA por aumento de tarifas

Tarifaço: Brasil deve ser menos afetado que outros países, diz Galípolo

Boletim Focus: mercado reduz expectativas de PIB e IPCA para 2025 e 2026