Economia

Inflação medida pelo IGP-DI cai em abril

Inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna caiu 1,03 ponto percentual em abril


	Consumidora pesquisa preços de carnes: com o resultado de abril o IGP-DI fecha os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada
 (Elza Fiúza/ABr)

Consumidora pesquisa preços de carnes: com o resultado de abril o IGP-DI fecha os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 09h08.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 1,03 ponto percentual em abril, ao recuar de 1,48%, em março para 0,45% em abril.

Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas e com o resultado de abril o IGP-DI fecha os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada de 3,22%.

Em 12 meses (taxa anualizada), o IGP-DI avançou 8,1%.

O Índice reflete a variação dos preços coletados entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Em abril de 2013, o IGP-DI fechou com deflação (inflação negativa) de 0,06%.

O recuo nos preços entre março e abril foi influenciado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou variação de 0,27%, em abril - recuo de 1,64 ponto percentual em relação a março (1,91%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também contribuiu para a queda da inflação, ao fechar abril com variação de 0,77% - queda de 0,08 ponto percentual em relação ao mês anterior (0,85%).

Três das oito classes de despesa que compõem o IPC apresentaram decréscimo em suas taxas de variação.

A contribuição de maior magnitude para o recuo da taxa do índice partiu do grupo Educação, leitura e recreação, que saiu de uma inflação de 0,94% para deflação de 0,77%.

Já o Índice o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em abril, taxa de variação de 0,88%, resultado 0,60 ponto percentual menor do que os 0,28% de março.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPreçosEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-DI

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço