Economia

IPC para setembro deve ficar em 0,32%, prevê Fipe

Os preços do grupo Alimentação continuam acelerando e deverão pressionar o IPC no decorrer deste mês


	O indicador mede a inflação na cidade de São Paulo
 (Lia Lubambo/EXAME)

O indicador mede a inflação na cidade de São Paulo (Lia Lubambo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 15h23.

São Paulo - O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Rafael Costa Lima, previu nesta terça-feira que a taxa do indicador que mede a inflação na cidade de São Paulo deverá atingir 0,32% no fechamento de setembro. A alta é superior à registrada em agosto, de 0,27%. A elevação prevista por Costa Lima também está acima da taxa de 0,25% apresentada em setembro de 2011.

De acordo com o economista, os preços do grupo Alimentação continuam acelerando e deverão pressionar o IPC no decorrer deste mês. Segundo ele, o grupo poderá encerrar setembro com uma taxa de 1,43%, ante o aumento de 1,08% de agosto. "O efeito do aumento dos grãos está se intensificando e poderá perdurar nos preços dos alimentos", disse.

Segundo a Fipe, o IPC de setembro também deverá ser influenciado por altas maiores dos grupos Despesas pessoais, Saúde e Vestuário, que poderão fechar o mês com variações de 0,15%, 0,25% e 0,50%, respectivamente. Já os grupos Transportes e Habitação poderão terminar setembro com taxas negativas. O primeiro poderá ceder 0,15%, influenciado pela continuidade de queda nos preços de combustíveis e de automóveis usados. Habitação deverá recuar 0,13%, influenciado pela queda nos preços de energia elétrica, segundo Costa Lima.

Acompanhe tudo sobre:Preçoseconomia-brasileiraConsumoEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosFipeIPC

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos