Economia

Juro não pode ser usado para perseguir estabilidade, diz Fed

O comentário de Williams chega em meio a um debate sobre se os bancos centrais devem ou não elevar os juros para desestimular a criação de bolhas


	Sede do Federal Reserve em Atlanta: o comentário de Williams chega em meio a um debate sobre se os bancos centrais devem ou não elevar os juros para desestimular a criação de bolhas
 (thinkstock)

Sede do Federal Reserve em Atlanta: o comentário de Williams chega em meio a um debate sobre se os bancos centrais devem ou não elevar os juros para desestimular a criação de bolhas (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2015 às 10h24.

Cingapura - O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) deve evitar usar a taxa de juros para enfrentar riscos de estabilidade financeira, afirmou hoje o dirigente da regional de San Francisco, John Williams.

Segundo Williams, isto acontece porque os efeitos da política monetária no mercado financeiro e sobre a tomada de risco são bastante incertas e potencialmente prejudiciais para os principais objetivos do Fed, a inflação e o pleno emprego.

"Estou convencido de que a política monetária não deve ser usada para resolver esses problemas, dado seu custo bastante grande", disse o dirigente.

O comentário de Williams chega em meio a um debate sobre se os bancos centrais devem ou não elevar os juros para desestimular a criação de bolhas que estão se formando.

Antes da crise financeira de 2008, o pensamento predominante era de que, uma vez que bolhas são difíceis de serem previstas, elevar os juros seria uma opção muito drástica. No entanto, depois que a crise tirou trilhões de dólares e milhares de empregos, essa visão começou a ser questionada.

Um dos entusiastas de incorporar questões relativas à estabilidade financeira nas decisões de política monetária é o ex-diretor Fed, Jeremy Stein. O Banco da Inglaterra (BoE) já adotou a prática.

Williams, entretanto, reiterou sua crença. "A política monetária é mal equipada para lidar com essas questões, mesmo em último caso", disse.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Economia

Deportações em massa de Trump podem levar inflação nos EUA de 2,5% para 4%, diz economista

Mudança na cobrança do ICMS para gasolina e diesel reduz fraudes em 30%

Propag: entenda o programa do governo que pode reduzir a dívida do Rio de Janeiro