Economia

Kirchner visita Angola para reforçar comércio bilateral

As exportações da Argentina para Angola passaram de 18 milhões de dólares em 2001 para 150 milhões em 2010, o que representa um crescimento de cerca de 800%

Kirchner visita Angola para estreitar os laços comerciais entre os dois países; foto de 4 de maio (©AFP/Arquivo / Juan Mabromata)

Kirchner visita Angola para estreitar os laços comerciais entre os dois países; foto de 4 de maio (©AFP/Arquivo / Juan Mabromata)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2012 às 17h11.

Luanda - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chegou nesta quinta-feira a Angola para uma visita oficial de um dia e meio de duração, durante a qual serão reforçadas as relações comerciais entre ambos os países.

Kirchner, que viaja acompanhada dos ministros das Relações Exteriores, Héctor Timerman, da Indústria, Debora Giorgi, e da Agricultura, Norberto Yahuar, além de uma grande delegação de empresários argentinos (400), foi recebida no aeroporto 4 de Fevereiro pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Rebelo Chikoty.

Os dois países negociarão acordos de cooperação no âmbito econômico, tecnológico, agro-industrial e científico, com o objetivo de aumentar o volume de trocas comerciais entre ambos.

As exportações da Argentina para Angola passaram de 18 milhões de dólares em 2001 para 150 milhões em 2010, o que representa um crescimento de cerca de 800%.

Os principais sócios comerciais de Angola são atualmente Estados Unidos e China, seguidos de Brasil e Portugal.

Cristina Kirchner deve se reunir com seu colega angolano, José Eduardo dos Santos, na sexta-feira, antes de visitar a Assembleia Nacional.

A presidente argentina deve também inaugurar uma exposição de produtos argentinos, organizada durante a Feira Internacional de Luanda, antes de deixar o país.

A última visita oficial entre líderes dos dois países ocorreu em 2005, quando Eduardo dos Santos foi à Argentina.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaÁfricaArgentinaAngolaCristina Kirchner

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis