Economia

Lula participa de inauguração de complexo siderúrgico no Rio

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (18) da inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o maior complexo siderúrgico da América Latina, no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O empreendimento é resultado de uma parceria entre a empresa alemã ThyssenKrupp, com 73,13% de participação, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (18) da inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o maior complexo siderúrgico da América Latina, no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O empreendimento é resultado de uma parceria entre a empresa alemã ThyssenKrupp, com 73,13% de participação, e o grupo brasileiro Vale, com 26,87%, responsável pelo fornecimento do minério de ferro.

A inauguração está marcada para as 10h. Segundo informações da empresa, a CSA é o maior investimento privado realizado no Brasil nos últimos 15 anos, totalizando US$ 8,2 bilhões. Serão produzidas 5 milhões de toneladas de chapas de aço por ano, o que aumentará as exportações de aço do país em 40%. Do total, 60% serão vendidos para os Estados Unidos e 40% para a Alemanha.

O complexo ocupa área de nove quilômetros quadrados, o equivalente a duas vezes a área do bairro de Copacabana, formado ainda por um porto com dois terminais: um para receber carvão mineral e outro para exportar a produção. Durante a construção, foram gerados 30 mil empregos diretos. Na fase de operação, serão empregados 3,5 mil trabalhadores.

Leia mais notícias sobre o presidente Lula

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaLuiz Inácio Lula da SilvaMetrópoles globaisMineraçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRio de JaneiroSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasVale

Mais de Economia

Haddad vê 'sinal' de abertura dos EUA a diálogo sobre tarifas

Bets geram quase R$ 4 bi em seis meses, e governo mira arrecadação maior com aumento de alíquota

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito