Economia

Mulher rural da América Latina sofre desigualdade, diz FAO

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação criticou a marginalização das mulheres das regiões rurais da América Latina


	Agricultora de El Salvador, com criança: organismo da ONU considera que as mulheres são fundamentais na luta contra a fome
 (Jose Cabezas/AFP)

Agricultora de El Salvador, com criança: organismo da ONU considera que as mulheres são fundamentais na luta contra a fome (Jose Cabezas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 14h47.

Santiago - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), criticou nesta segunda-feira a marginalização das mulheres das regiões rurais da América Latina na linha de frente da luta contra a fome.

O menor acesso ao crédito, a falta de assistência técnica, e o menor número de donas de áreas de cultivo - problemas que afetam 58 milhões delas na região - "impede que contribuam com todo seu potencial para a agricultura e a segurança alimentar", afirmou o Escritório Regional da FAO, com sede em Santiago.

Sobre essa base, representantes de ministérios da Mulher, Agricultura e Pesca da região defenderam em reunião realizada na capital chilena a implantação de políticas públicas nesta área, informou a entidade em comunicado.

No encontro, organizado pela FAO, participaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro, a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) e o Conselho Agropecuário Centroamericano, além de algumas organizações de mulheres.

O organismo da ONU considera que as mulheres são fundamentais na luta contra a fome, porque, além de produtoras, são as principais encarregadas da aquisição, manipulação e preparo de alimentos para a família.

Conforme a organização, tanto este quando outros temas relacionados à promoção da igualdade de gênero serão abordados na próxima Conferência Regional da FAO. O encontro será realizado em Santiago entre os dias 6 e 9 de maio.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAlimentosAmérica LatinaFomeMulheresTrigo

Mais de Economia

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis

Crediário ganha o mundo: parcelamento sem juros vira aposta bilionária de fintechs e bancos