Economia

PIB da Espanha cresce 0,8% no 2º tri, segundo dado revisado

A economia da ESpanha cresceu 0,8% no 2º trimestre em relação ao primeiro, e 3,2% na comparação com o segundo trimestre do ano passado


	Espanha: investidores temiam que oito meses sem governo interino pudessem prejudicar a economia do país
 (Thinkstock)

Espanha: investidores temiam que oito meses sem governo interino pudessem prejudicar a economia do país (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2016 às 08h02.

Madri - A robusta expansão econômica da Espanha teve continuidade no segundo trimestre, apesar de preocupações de que oito meses sem um governo interino pudessem prejudicar o desempenho do país.

Entre abril e junho, o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu em ritmo mais forte do que inicialmente calculado ante o trimestre anterior, de 0,8%, e avançou 3,2% na comparação anual, segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O resultado trimestral veio acima da estimativa original, de alta de 0,7%, divulgada pelo INE no fim de junho. Já o dado revisado está em linha com o do primeiro trimestre, quando o PIB espanhol também se expandiu 0,8% em relação aos últimos três meses de 2015.

Dúvidas sobre qual ou quais partidos políticos irão eventualmente governar a Espanha vêm se arrastando por três trimestres, após eleições parlamentares realizadas em dezembro do ano passado e em junho terminarem de forma inconclusiva.

Desde então, os parlamentares não conseguiram chegar a um acordo para formar um governo de coalizão.

Os consumidores espanhóis, porém, mantiveram os gastos apesar das incertezas, em meio à melhora das condições do mercado de trabalho, à medida que o país continua se recuperando de uma grave crise encerrada em 2013.

O banco BBVA prevê que o PIB espanhol crescerá 3,1% este ano, mas mostrará expansão mais tímida em 2017, de 2,3%, diante das incertezas políticas, cortes de gastos e dos efeitos da decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), no fim de junho.

Em 2015, a economia da Espanha registrou crescimento de 3,2%.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsIndicadores econômicosEspanhaPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis