Economia

Procon-SP: juros bancários sobem pelo 4º mês seguido

São Paulo - Os juros cobrados por bancos no empréstimo pessoal e no cheque especial voltaram a subir em agosto, informou hoje a Fundação Procon de São Paulo. Esta foi a quarta alta seguida registrada na pesquisa mensal, após um período de estabilidade. No empréstimo pessoal, a taxa média subiu de 5,42% ao mês em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - Os juros cobrados por bancos no empréstimo pessoal e no cheque especial voltaram a subir em agosto, informou hoje a Fundação Procon de São Paulo. Esta foi a quarta alta seguida registrada na pesquisa mensal, após um período de estabilidade.

No empréstimo pessoal, a taxa média subiu de 5,42% ao mês em julho para 5,44% ao mês em agosto. Já a taxa média do cheque especial registrou alta de 9,06% ao mês para 9,10% ao mês, na mesma comparação.

Entre os bancos pesquisados, o Itaú Unibanco subiu a taxa cobrada em empréstimos pessoais de 5,86% para 5,98% ao mês, enquanto o Bradesco aumentou os juros de 5,46% para 5,50% ao mês. O HSBC foi o único banco a reduzir a taxa para empréstimos pessoais de julho para agosto, de 4,87% para 4,81% ao mês.

No entanto, o HSBC aumentou de 9,36% para 9,51% ao mês a taxa de juros cobrada no cheque especial. O Itaú Unibanco subiu a taxa do cheque de 8,65% para 8,71% ao mês, enquanto o Banco do Brasil (BB) aumentou os juros de 7,75% para 7,79% ao mês. No caso do Bradesco, a taxa de juros do cheque especial passou de 8,36% para 8,40% ao mês, de julho para agosto.

A pesquisa do Procon-SP foi realizada no dia 3 de agosto. Como existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em razão da duração do contrato, o Procon-SP fixou o prazo de 12 meses. Os dados coletados referem-se a taxas máximas prefixadas para clientes não preferenciais. Para o cheque especial foi considerado um período de 30 dias.

Leia mais de São Paulo

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BancosCheque especialcidades-brasileirasdireito-do-consumidorFinançasJurosMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana