Economia

Produção total do pré-sal em dezembro supera pós-sal pela 1ª vez

Mudança no volume de exploração ocorre menos de dez anos após iniciada a exploração no pré-sal brasileiro

Pré-sal: segundo a ANP, em dezembro de 2017 a produção total de petróleo ficou em 2,612 milhões de barris por dia (Agência Petrobras/Divulgação)

Pré-sal: segundo a ANP, em dezembro de 2017 a produção total de petróleo ficou em 2,612 milhões de barris por dia (Agência Petrobras/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 11h11.

Rio de Janeiro - A produção de petróleo e gás natural no pré-sal brasileiro fechou pela primeira vez acima da produção total no pós-sal em dezembro do ano passado, informou nesta quarta-feira, 31, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo já havia sido ultrapassada em junho de 2017. Desta vez, a soma dos dois combustíveis ficou 50,7% acima da produção do pós-sal, menos de dez anos após iniciada a exploração no pré-sal brasileiro.

O primeiro óleo do pré-sal foi extraído do campo de Tupi (hoje Lula), em 30 de abril de 2009.

Segundo a ANP, em dezembro de 2017 a produção total de petróleo ficou em 2,612 milhões de barris por dia, e de gás natural em 113 milhões de metros cúbicos, totalizando 3,325 milhões de barris de óleo equivalente em dezembro de 2017.

Só no pré-sal, a produção foi de 1,356 milhões de metros cúbicos de petróleo e 52 milhões de metros cúbicos de gás natural, totalizando 1,685 milhão de barris de óleo equivalente.

Entre estas quarta e quinta-feiras (dias 31 e 1º), a ANP planeja divulgar os dados completos da produção de dezembro de 2017 e a média do fechamento do ano.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPré-salANP

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis