Economia

Renda menor afeta serviços prestados às famílias em março

Observou-se retração na renda média das famílias no período, algo que afeta o o consumo


	Em março, a receita nominal do setor avançou 2,5% em relação a igual mês do ano passado, o pior desempenho já registrado na série
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Em março, a receita nominal do setor avançou 2,5% em relação a igual mês do ano passado, o pior desempenho já registrado na série (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 12h13.

Rio de Janeiro - Os serviços prestados às famílias foram atingidos em cheio pela retração na renda dos trabalhadores no mês de março, afirmou nesta quarta-feira, 20, Roberto Saldanha, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, a receita nominal do setor avançou 2,5% em relação a igual mês do ano passado, o pior desempenho já registrado na série, iniciada em janeiro de 2012.

Nesse mesmo mês, a renda média dos trabalhadores sofreu retração, em termos reais, de 3,0% ante março ano passado. No mesmo período, a massa de renda caiu 3,8%.

"Observou-se retração na renda média das famílias, e isso afeta o consumo. Além disso, os preços praticados pelos serviços prestados às famílias têm se situado acima do IPCA geral, e isso tem levado as famílias a serem mais seletivas em suas opções de consumo", afirmou Saldanha. Segundo ele, os segmentos mais afetados são alojamento e alimentação fora de casa.

"Ocorreu também um problema de efeito base, porque o carnaval em 2014 ocorreu em março, enquanto em 2015 ocorreu em fevereiro. O carnaval é bom para o setor", disse o gerente.

Acompanhe tudo sobre:Consumorenda-pessoalServiços diversos

Mais de Economia

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

Lula se reúne com ministros no Alvorada para tratar sobre INSS e CPMI

Zanin vota para permitir mais 2 anos de novas adesões a acordo por perdas de planos econômicos

Desemprego sobe em 12 estados do Brasil no primeiro trimestre do ano