Economia

Serra diz que é preocupante a recente alta da inflação

Ex-governador afirmou que problema é herança maldita do governo Lula

Serra: alta da inflação é herança do governo Lula (Sérgio Andrade/Governo de SP)

Serra: alta da inflação é herança do governo Lula (Sérgio Andrade/Governo de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2011 às 08h32.

São Paulo - O ex-governador José Serra (PSDB) afirmou hoje que vê com preocupação a escalada da inflação e considerou a elevação dos preços como uma "herança maldita" do governo do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva para o Brasil. "Eu vejo com preocupação (a recente alta da inflação). Essa é uma das heranças do governo Lula. Há muitas heranças adversas, é uma verdadeira herança maldita do governo Lula para o Brasil. Governo do qual a presidente (Dilma Rousseff) participava ativamente", disse ele, há pouco, ao chegar para a convenção estadual do PSDB na Capital.

O tucano ressaltou que a alta nos preços oneram ainda mais a população mais pobre, pois a inflação afeta sobretudo os alimentos básicos. Serra disse ainda que o governo do ex-presidente Lula trouxe também outras heranças para o Brasil. "A herança da falta de infraestrutura para o País, portos, aeroportos, estradas federais perigosas. Há muita coisa que agora o Brasil está enfrentando e que tem de resolver daqui para diante." O governador voltou a ressaltar que o governo Lula deixou uma "herança muito perversa" para o País.

O ex-governador avaliou ainda que a atual administração federal tem sido "hesitante" em suas realizações. "Uma hora diz uma coisa e outra hora diz outra. Numa terceira hora, diz coisas que na campanha se opuseram." De acordo com ele, o governo do PT tem adotado políticas que criticou durante a campanha presidencial. "Mesmo assim, não estão adotando direito." Serra criticou, ainda, o que taxou de projetos megalomaníacos do atual governo, citando como exemplo o trem de alta velocidade (trem bala). "E no meio disso tudo, ainda vêm com projetos megalomaníacos, sem pé e nem cabeça, como é o caso do trem bala."

Serra disse que uma eventual fusão de sua legenda com o DEM, conforme citou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é difícil até no longo prazo. Serra chegou à convenção acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Os dois chegaram no mesmo veículo.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoJosé SerraPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana