Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 30 de julho de 2025 às 17h12.
Última atualização em 31 de julho de 2025 às 09h05.
A ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializou a tarifa de importação de 50% sobre os produtos brasileiros, tem diversos produtos com isenção da medida.
Itens brasileiros exportados para os Estados Unidos, como suco de laranja, minérios, petróleo e avião, não terão a taxação adicional de 40%, segundo documento.
A medida entrará em vigor em sete dias, no dia 6 de agosto.
O governo americano havia anunciado taxa mínima de 10% para o Brasil em 2 de abril. Os produtos isentos agora ficarão com a taxa de 10%.
Ao todo, mais de 700 categorias não serão atingidas pela tarifa de 50%. Uma parcela dos itens estão relacionados a artigos de aeronaves - exceto as militares -, seus motores, peças e componentes; além de simuladores de voo terrestre e suas peças e componentes do Brasil.
No tarifaço anunciado em abril, o Brasil havia ficado na categoria mais baixa, de 10% de taxas extras. Os EUA possuem superávit comercial com o Brasil. Ou seja: vendem mais produtos para cá do que os brasileiros enviam para os americanos.
No primeiro trimestre de 2025, os dois países trocaram US$ 20 bilhões em mercadorias, sendo que os EUA tiveram superavit de US$ 653 milhões, segundo dados da plataforma Comexstat, do governo brasileiro.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial brasileiro, atrás da China. Os principais produtos exportados pelo Brasil para os EUA no ano passado foram: