Economia

Trump diz que o Brasil tem sido 'parceiro comercial horrível'

Presidente americano afirma que o Brasil tratou por muitos anos como um ‘dos piores países’ em termos comerciais

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 15h46.

Última atualização em 14 de agosto de 2025 às 15h54.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente americano Donald Trump afirmou na tarde de hoje na Casa Branca que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível” ao cobrar dos Estados Unidos “tarifas enormes”.

— O Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo, em que eles pegaram um presidente e o colocaram na prisão, ou estão tentando colocá-lo na prisão — disse Trump sobre a prisão domiciliar do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que está sendo processado por formação de organização criminosa numa tentativa de golpe de Estado.

— Eles também nos trataram mal como parceiros comerciais por muitos, muitos anos, um dos piores, um dos piores países do mundo — acrescentou Trump.

O presidente americano contraria fatos já demonstrados pelo governo brasileiro. O Brasil é um dos poucos países do mundo que têm déficit comercial com os EUA. Ou seja, o país compra mais produtos dos americanos o que vende para a maior economia do mundo. Portanto, a relação comercial entre os dois países é vantajosa para os EUA.

Questionado por um repórter sobre a aproximação de outros países, incluindo o Brasil, com a China por conta do tarifaço, Trump afirmou "não estar nem um pouco preocupado":

— Eles podem fazer o que quiserem. Nenhum deles está indo muito bem. O que estamos fazendo, em termos econômicos, é acabar com todos eles, incluindo a China.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE

'Não sei se tenho pretensão de continuar na Fazenda', diz Haddad