Economia

Van Rompuy defende maior integração fiscal na zona do euro

Relatório mostra que estrutura para a recapitalização direta de bancos pelo fundo de resgate da zona do euro precisa ficar pronta até março de 2013


	Relatório de Herman Van Rompuy recomenda a criação de uma autoridade fiscal central e independente para ajudar os Estados a absorver choques econômicos extraordinários
 (Philippe Huguen/AFP)

Relatório de Herman Van Rompuy recomenda a criação de uma autoridade fiscal central e independente para ajudar os Estados a absorver choques econômicos extraordinários (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 08h49.

Bruxelas - A estrutura para a recapitalização direta de bancos pelo fundo de resgate da zona do euro precisa ficar pronta até março de 2013, mostrou nesta quinta-feira um relatório para líderes da União Europeia, defendendo alguma forma de emissão de dívida comum aos países que usam a moeda.

O relatório defende uma maior integração fiscal entre os 17 do euro, em meio aos esforços para conter a crise econômica. O estudo é de Herman Van Rompuy, que, como presidente do Conselho Europeu, presidirá uma reunião de líderes da UE em 13 e 14 de dezembro para discutir o assunto.

O relatório recomenda a criação --a partir de 2014-- de uma autoridade fiscal central e independente para ajudar os Estados da zona do euro a absorver choques econômicos extraordinários.

Tal "capacidade fiscal" pode ser a base para a emissão de dívida comum, diz o relatório, acrescentando que isso não significará necessariamente a mutualização da dívida da zona do euro, à qual a Alemanha se opõe.

Também prepararam o relatório o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso; o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghil; e o presidente do Eurogroup, que reúne ministros das Finanças, Jean-Claude Juncker.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaEuropaFinançasUnião Europeia

Mais de Economia

Cobrança de IOF vai desestimular aportes em planos de previdência do tipo VGBL, dizem especialistas

Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arrecadação de impostos desde 2023

Giro do dia: impacto do IOF, INSS e descontos, Sebastião Salgado e Trump versus celulares

Galípolo diz que não interferiu em recuo sobre IOF: 'cabe reconhecer a agilidade do Ministério'