Economia

Venezuela encontra jazidas com 185 mi de barris de petróleo

A companhia petrolífera estatal Petróleos de Venezuela anunciou ter encontrado novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo no país


	PDVSA: petrolífera indicou que graças ao "efetivo plano de perfuração" desde o final de 2013 também foi possível encontrar 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás
 (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

PDVSA: petrolífera indicou que graças ao "efetivo plano de perfuração" desde o final de 2013 também foi possível encontrar 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás (Stephen Ferry/Redux/latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 16h13.

Caracas - A companhia petrolífera estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) anunciou nesta quinta-feira ter encontrado novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo em três áreas distintas em terra firme venezuelana.

A PDVSA indicou em comunicado que graças ao "efetivo plano de perfuração" desde o final de 2013 também foi possível encontrar 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás.

A Venezuela é o país com as maiores reservas certificadas de petróleo com quase 297,5 bilhões de barris, principalmente na Faixa do Orinoco (leste), o que representa cerca 25% do petróleo do planeta.

As novas três descobertas, todas em terra firme, somam 100 milhões de barris em uma região entre os estados Zulia e Falcon (noroeste), 75 milhões em Anzoátegui (nordeste) e 10 milhões entre os estados de Barinas e Apresse (oeste), informou a PDVSA.

Entre Zulia e Falcon foram confirmados 100 milhões de barris de petróleos médios de 24 graus API; em Anzoátegui de 45 graus, e de 28 graus na Bacia de Barinas-Apresse, acrescentou a estatal.

A PDVSA produz cerca de 3 milhões de barris diários, dos quais exporta diariamente 2,5 milhões, principalmente aos Estados Unidos e China.

O governo venezuelano decidiu em 2007 criar empresas mistas entre a PDVSA e diversas companhias energéticas internacionais que já operavam em seu território, com a estatal sempre como sócia majoritária, o que não foi aceito pelas americanas ExxonMobil e ConocoPhillips, que interpuseram litígios internacionais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaIndústria do petróleoPetróleoVenezuela

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa