Economia

Vídeo de 20 segundos mostra 35 anos de economia global

Divisão do PIB entre os países e regiões ao longo das décadas mostra ascensão da Ásia e que desenvolvimento nunca é totalmente linear

Globo (FreeImage)

Globo (FreeImage)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 12 de outubro de 2015 às 07h00.

São Paulo - Depois de dividir o PIB nominal entre os países, o site de informações de custos HowMuch.Net fez um pequeno vídeo para mostrar a evolução desta medida ao longo dos últimos 35 anos.

"A maior mudança foi uma transferência de dominância econômica da Europa para a Ásia. Em 1980, a Europa representava cerca de 32% da atividade econômica global enquanto a Ásia tinha 20%. Em 2012, suas posições já haviam sido completamente revertidas", diz o texto no site.

De forma geral, o vídeo prova que não há crescimento e desenvolvimento linear. O Japão, que tinha 17,6% da economia global em 1994, caiu para 6%. Já a China foi catapultada de 2,8% de participação em 1980 para 13,4% hoje.

De acordo com o Boston Consulting Group, a Ásia-Pacífico (excluindo Japão) já ultrapassou a Europa e deve superar a América do Norte como região mais rica do mundo até 2019.

Veja o vídeo (aqui em versão maior):

Watch 35 Years of the World’s #Economy Evolving as a Living Organism http://t.co/BFGylqmzr3 via @howmuch_net pic.twitter.com/ZdLonXPTNf

— How Much (@howmuch_net) 5 outubro 2015

Outra visualizações recentes colocaram em um único diagrama os US$ 60 trilhões de dívida global e o tamanho dos países de acordo com a sua relação dívida/PIB.

Recentemente, o site Movehub criou um mapa com a renda disponível em cada país do mundo e Ian Bremmer, da Eurasia, destacou um gráfico que cruza população com PIB per capita.

Outros mapas recentes divulgados na web igualaram o PIB de estados americanos com o de países e mostraram a volta da China ao centro econômico global.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Correios inspira cuidados e questão precisa ser enfrentada rapidamente, diz Haddad

Câmbio a R$ 5,30 abre espaço para queda de juros nos próximos meses, diz Haddad

Taxa de desemprego no Brasil cai para 5,6% em julho e chega ao menor nível da história

Como os países quebram? Novo livro de Ray Dalio detalha ciclo em 9 passos; leia trecho