Economia

Yellen diz que Fed pode ter interpretado mal a baixa da inflação

A inflação nos EUA, atualmente em 1,7%, está abaixa da meta anual de 2%, algo que gerou preocupação

Yellen: "Meus colegas e eu podemos ter interpretado mal a força do mercado trabalhista" (Hannah McKay/Reuters)

Yellen: "Meus colegas e eu podemos ter interpretado mal a força do mercado trabalhista" (Hannah McKay/Reuters)

E

EFE

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 17h13.

Washington - A presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, reconheceu nesta terça-feira que o banco central dos Estados Unidos pode ter interpretado mal as expectativas de inflação no país e, persistindo as pressões, pode haver uma política de ajuste monetário mais acomodatícia do que a antecipada agora.

"Meus colegas e eu podemos ter interpretado mal a força do mercado trabalhista, o grau com o qual as expectativas de inflação são consistentes com nosso objetivo inflacionário e, inclusive, as forças fundamentais que impulsionam a inflação", disse Yellen em um discurso na Associação Nacional de Economia Empresarial.

A inflação nos EUA, atualmente em 1,7%, está abaixa da meta anual de 2%, algo que gerou preocupação, já que não se encaixa com a teoria econômica de que um mercado trabalhista próximo do pleno emprego deve exercer pressão de alta sobre os preços.

"Se as pressões baixistas sobre a inflação provam ser inesperadamente persistentes (...), isso daria lugar de maneira natural a uma política que seria algo mais acomodatícia do que a antecipada agora", disse Yellen em referência ao ritmo de alta dos aumentos de juros no país.

O Fed afirmou que a baixa inflação se deve a questões "temporárias e transitórias". O banco central previu três ajustes das taxas de juros neste ano, e já realizou dois deles.

Na sua última reunião, o Fed manteve sem mudanças as taxas de juros de referência entre 1% ou 1,25%, anunciou o começo de um plano para se desfazer de uma carteira de treasuries ampliadas para injetar liquidez na economia americana após a crise de 2008.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)InflaçãoFed – Federal Reserve SystemJanet Yellen

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas