Economia

Zona do euro pode evitar recessão neste ano, diz FMI

Afirmação é da presidente do fundo, Christine Lagarde, em entrevista ao jornal sul-africano Business Day

Lagarde: "O cenário da zona do euro mudou muito nos últimos 18 meses... Há razões para ser um pouco mais otimista sobre as perspectivas" (Marcello Casal Jr/ABr)

Lagarde: "O cenário da zona do euro mudou muito nos últimos 18 meses... Há razões para ser um pouco mais otimista sobre as perspectivas" (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2012 às 07h07.

Johannesburgo - A zona do euro como um todo pode evitar uma recessão neste ano e há razões para ser mais otimista sobre as perspectivas para a região, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, segundo o jornal sul-africano Business Day.

"O cenário da zona do euro mudou muito nos últimos 18 meses... Há razões para ser um pouco mais otimista sobre as perspectivas", disse Lagarde em entrevista publicada nesta segunda-feira após uma visita à África do Sul na semana passada.

Alguns analistas acreditam que a recessão é inevitável na zona do euro, onde vários Estados lutam com dificuldade contra problemas de dívida. A crise desencadeou uma aversão global a risco, prejudicando mercados emergentes como o sul-africano.

"Nossa avaliação é que mesmo se alguns países da zona do euro estiverem em recessão tecnicamente em parte ou em todo 2012 , a zona como um todo pode não estar tecnicamente em uma recessão", afirmou Lagarde.

"Temos economias muito diferentes navegando em taxas de crescimento diferentes. Isso terá um impacto sobre a zona do euro inteira e pode evitar a recessão para a zona do euro em geral." (Reportagem de Stella Mapenzauswa)

Acompanhe tudo sobre:EuropaCrise econômicaUnião EuropeiaCrises em empresasFMIEconomistasChristine Lagarde

Mais de Economia

Relator da MP de alternativa ao IOF anuncia retomada da isenção de LCI, LCA e LCD

Lula diz que projeto que amplia isenção do IR 'corrige grande injustiça'

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade