ESG

Boticário lança plataforma com informações sobre composição dos cosméticos

Projeto quer trazer mais transparência para as ações sustentáveis da empresa e conscientizar consumidores sobre o impacto de alguns componentes ao meio ambiente

Nova plataforma do Boticário permite a consulta de itens presentes na composição de produtos e informação sobre reciclagem e sustentabilidade (Grupo Boticário/Getty Images)

Nova plataforma do Boticário permite a consulta de itens presentes na composição de produtos e informação sobre reciclagem e sustentabilidade (Grupo Boticário/Getty Images)

O Grupo Boticário quer comprovar a qualidade de seus produtos, e fará isso com ajuda da transparência. A empresa anunciou a criação da plataforma digital Beleza Transparente, que faz parte do compromisso da marca em mostrar a sustentabilidade na operação —  e produtos —  e permitir que consumidores possam consultar a composição química dos itens de perfumaria e beleza fabricados pela empresa.

Segundo a empresa, o objetivo é estimular o consumo consciente, ao mesmo tempo que traz uma resposta à crescente preocupação de consumidores acerca dos itens que de beleza que compram e seus impactos no meio ambiente. “Queremos desmistificar tabus da indústria da beleza, e garantir que um produto seja sustentável e seguro do começo ao fim", afirma Juliana Canellas, diretora de qualidade e performance de produtos do Grupo Boticário.

No site, lançado nesta semana, é possível consultar uma lista de todos os ingredientes usados nas fragâncias do Boticário, além de informações sobre o processo produtivo dos produtos e como a empresa conduz ações de combate ao desperdício e para a redução de resíduos, da escolha da matéria-primas das embalagens ao reaproveitamento.

A iniciativa faz parte dos 16 "compromissos para o futuro", esforços socioambientais do Grupo que preveem uma série de metas para 2030. Entre elas, mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido e reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros. Recentemente, a empresa também anunciou que terá apenas veículos elétricos em toda a logística nacional até 2025.

Quer saber como as mudanças climáticas afetam o dia a dia dos negócios? Assine a EXAME. 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:BoticárioSustentabilidade

Mais de ESG

Mega-Sena: resultado do concurso 2.893; prêmio é de R$ 42 milhões

Risco como oportunidade: o papel das garantias no financiamento climático

Governo quer plantar 300 mil hectares nas cidades até 2050 para enfrentar desigualdades climáticas

Tubarões meteorologistas? Como animais se tornaram caçadores de furacões no Atlântico