ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Com COP30 à vista, Pará lidera investimentos sociais na Amazônia Legal

Mapeamento do CEBDS revela que 19 empresas executaram 113 projetos socioambientais em 98 municípios da região e o estado sede da grande conferência do clima concentra 59% dos recursos

Pelo menos 56% das ações empresariais analisadas estão voltadas para a promoção de emancipação ou fortalecimento de comunidades locais (Leandro Fonseca /Exame)

Pelo menos 56% das ações empresariais analisadas estão voltadas para a promoção de emancipação ou fortalecimento de comunidades locais (Leandro Fonseca /Exame)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 14 de julho de 2025 às 11h55.

O Pará, sede da COP30, lidera o ranking dos estados da Amazônia Legal que mais receberam investimentos sociais e respondeu por 59% dos recursos alocados em 67 projetos de impacto positivo em 2023.

É o que revela o novo mapeamento e mais abrangente sobre impacto da região realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), principal organização que representa o setor privado na busca por soluções de descarbonização.

O levantamento mostrou que 19 empresas executaram 113 projetos socioambientais em 98 municípios e 78% estão localizados em apenas três estados: Pará, Amazonas e Mato Grosso.

Pelo menos 56% das ações empresariais analisadas estão voltadas para a promoção de emancipação ou fortalecimento de comunidades locais e estas representaram 21,5% do total das iniciativas. Em seguida, aparecem educação e capacitação (13%), proteção de direitos humanos (10,8%) e desenvolvimento econômico e negócios (10,8%).

O estudo também identificou sobreposições territoriais e temáticas, identificando "um ambiente favorável à cooperação". A partir da análise, o CEBDS propõe a criação de um Grupo de Impacto Social na Amazônia, visando o intercâmbio de experiências, identificação de parcerias e articulação de estratégias coletivas, maximizando o impacto dos investimentos. 

'Vitrine' para COP30

O Pará disparou na frente com folga e o Amazonas aparece em segundo lugar com 28 iniciativas, seguido pelo Mato Grosso com 17.

Segundo o CEBDS, a liderança ganha ainda mais relevância no contexto da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em Belém do Pará, visto que a Amazônia está no centro das atenções mundiais e protagoniza em soluções verdes para o combate da crise do clima.

Um dos destaques do mapeamento é que 66% das ações foram classificadas como voluntárias, ou seja, não resultam de exigências legais ou regulatórias.

Para Anderson Ignácio, gerente de Natureza e Sociedade do CEBDS, o dado evidencia "um avanço expressivo do setor empresarial rumo a uma atuação mais estratégica e comprometida com o desenvolvimento sustentável do bioma", ao mesmo tempo que o mundo enfrenta retrocessos na agenda socioambiental.

"O protagonismo voluntário revela o amadurecimento do ESG no Brasil e mostra que o setor está disposto a atuar para além da lei, contribuindo com a redução das desigualdades e a promoção da inclusão econômica na região", destacou.

Lacunas e oportunidades de expansão

A análise também apontou que estados do Acre e Roraima apresentaram investimentos ainda limitados e representam oportunidades estratégicas para a expansão da atuação empresarial na Amazônia.

Além das lacunas geográficas, algumas áreas temáticas registraram menor incidência nas ações mapeadas, como mudanças climáticas, saúde, cidades sustentáveis e cultura. Segundo a organização, há espaço para diversificação e ampliação do portfólio de projetos socioambientais.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeClimaMudanças climáticasAmazôniaCOP30

Mais de ESG

Arcos Dorados atinge 96% de energia renovável em restaurantes do McDonald's no Brasil

'Financiamento climático carece de infraestrutura para novos investimentos', diz CEO do BID Invest

Crucero de la COP30 prohíbe alojamiento de 20 países por restricciones diplomáticas

COP30 cruise bans accommodation for 20 countries due to diplomatic restrictions