Patrocínio:
Parceiro institucional:
Veículos submersos enquanto uma equipe de busca e resgate vasculha os escombros em busca de sobreviventes ou restos mortais de pessoas arrastadas pela enchente repentina de 6 de julho de 2025 em Hunt, Texas. (AFP)
Agência de notícias
Publicado em 7 de julho de 2025 às 18h09.
Última atualização em 7 de julho de 2025 às 18h15.
À medida que equipes de emergência continuam a realizar buscas por pessoas desaparecidas nas regiões atingidas por enchentes no Texas, cada vez mais setores da sociedade americana começam a questionar autoridades estaduais e federais sobre como foi possível que a população tenha sido pega de surpresa por um fenômeno climático identificado e alertado por agências de meteorologia.
Até agora, 88 pessoas morreram, segundo um balanço atualizado divulgado pelas autoridades na tarde desta segunda-feira, incluindo 27 crianças e monitores de um acampamento para meninas localizado às margens do rio Guadalupe.
Repórteres questionaram autoridades durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda sobre os alertas enviados — ou a falta deles — à população do Condado de Kerry, o mais fortemente atingido e onde fica localizado o acampamento que recebia cerca de 750 meninas em férias escolares.
O senador republicano Ted Cruz pareceu admitir que os sistemas atuais não eram suficientes, mas evitou apontar culpados imediatamente.
"Da próxima vez que houver uma enchente, espero que tenhamos processos em vigor para remover especialmente os mais vulneráveis do caminho do perigo", disse Cruz. "Mas esse será um processo que exigirá uma análise cuidadosa do que aconteceu."