ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Energia solar avança em janeiro e chega a 16,8% da matriz elétrica do Brasil

Em menos de um mês, a fonte fotovoltaica somou mais de 1 GW adicionado no território brasileiro, segundo a Absolar

Estratégia: a combinação de tecnologias, como o armazenamento de energia elétrica e o hidrogênio verde, pode impulsionar o desenvolvimento sustentável brasileiro

Estratégia: a combinação de tecnologias, como o armazenamento de energia elétrica e o hidrogênio verde, pode impulsionar o desenvolvimento sustentável brasileiro

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 20h55.

energia solar atingiu 38 gigawatts (GW) de potência instalada em janeiro. O número leva em consideração as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia (geração distribuída) em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 16,8% da matriz elétrica do Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A geração distribuída de energia soma 26,3 GW de potência instalada. Já no segmento de geração centralizada, o Brasil possui cerca de 11,7 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte.

"Em menos de um mês, a fonte somou mais de 1 GW adicionado no território brasileiro", disse a entidade em nota.

Descarbonização

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, a fonte é atualmente um dos principais vetores para acelerar a descarbonização do Brasil e ajudar o País a se posicionar como importante protagonista da transição energética para uma sociedade mais sustentável.

"Com a combinação de tecnologias, como o armazenamento de energia elétrica e o hidrogênio verde, o Brasil pode, em pouco tempo, impulsionar seu desenvolvimento sustentável, com a geração de milhares de novos empregos verdes, trazendo mais renda para os trabalhadores e mais oportunidades para a nossa população", avaliou Koloszuk.

Cenário brasileiro

Levantamento apresentado pela Absolar no mês passado apontou que, de 2012 a 2023, os investimentos em sistemas solares fotovoltaicos somaram cerca de R$ 130,7 bilhões. Ao todo, foram gerados cerca de 780,1 mil empregos no período.

Ainda segundo a entidade, o Brasil conta atualmente com, aproximadamente, 2,3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Acompanhe tudo sobre:Energia renovávelEnergia solarEmissões de CO2

Mais de ESG

ESG Summit: setor privado investe em saúde e saneamento para enfrentar desigualdades

Área antes submersa em represa na Ucrânia vira floresta após colapso causado por guerra

Efeito 'sapo fervente' dificulta percepção da crise climática, aponta estudo

Fundos sustentáveis se recuperam no segundo trimestre, puxados pela Europa e Ásia