ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

ONU alerta: apenas 35% dos ODS estão no caminho certo para 2030

Apesar de progressos significativos em áreas como saúde e educação, desafios como desigualdade e mudanças climáticas ainda comprometem as metas globais

António Guterres, secretário-geral da ONU: "Os ODS ainda podem ser alcançados, mas exigem urgência" (Leandro Fonseca/Exame)

António Guterres, secretário-geral da ONU: "Os ODS ainda podem ser alcançados, mas exigem urgência" (Leandro Fonseca/Exame)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 16 de julho de 2025 às 10h37.

Última atualização em 16 de julho de 2025 às 10h50.

Quase dez anos após o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas que devem ser alcançadas até 2030 para o alcance de um futuro possível, a ONU alerta que apenas 35% das metas estão no caminho correto. A informação é do Relatório dos ODS, apresentado nesta semana pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, em Nova York.

O material aponta que cerca de metade das 17 metas tem avançado lentamente, enquanto 18% apresentaram retrocessos. Para Guterres, os números apontam para uma emergência no desenvolvimento das sociedades. “Esse relatório é uma bússola, apontando caminhos para o progresso. Os ODS ainda podem ser alcançados, mas exigem urgência, união e determinação para isso”, conta.

O relatório destaca que as mudanças climáticas aceleradas, assim como a alta de conflitos armados — como as guerras entre Irã e Israel e Ucrânia e Rússia — que removeram cerca de 120 milhões de pessoas das suas casas, são motivos que influenciam negativamente o histórico das ODS.

Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que mais apresentam dificuldades para melhorar está o ODS 1, sobre a erradicação da pobreza, e ODS 10, que detalha estratégias para a redução das desigualdades. O documento aponta que mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem na extrema pobreza. Outro é o ODS 6, que envolve a gestão da água limpa e saneamento, motivado pelos milhões de pessoas em diversas regiões sem acesso à água potável e higiene.

Melhorias para um futuro sustentável

Apesar dos desafios, o relatório da ONU apresenta conquistas para diferentes áreas. Veja abaixo os resultados obtidos em ODS nos últimos anos:

Educação:

- Em 10 anos, houve uma alta de 110 milhões de jovens que ingressaram na escola;

Igualdade de gênero:

- Alta das mulheres na política e nos parlamentos;

- Queda do casamento infantil;

- Como consequência, houve uma maior permanência de meninas na escola;

Saúde:

- 40% de queda em novas infecções por HIV desde 2010;

- Mais de 2,2 bilhões de casos de malária evitados e 12,7 milhões de vidas salvas pela doença desde 2000;

Meio ambiente:

- Os projetos de conservação de ecossistemas e da biodiversidade aumentaram;

Acessibilidade digital:

- Até 2023, o acesso à eletricidade já tinha alcançado 92% da população mundial;

- De 2015 a 2024, o uso da internet cresceu 28 pontos percentuais, chegando a 68% da população;

Estratégia de desenvolvimento global

De acordo com o material, as áreas de alimentação, energia, transformação digital, educação, empregos, clima e biodiversidade são prioritárias para garantir o impacto positivo das ODS até 2030.

Para o subsecretário-geral da ONU para assuntos econômicos e sociais, Li Junhua, o momento não é para desespero, mas sim para a ação. “Já possuímos o conhecimento, as ferramentas e as parcerias para garantir a transformação sustentável. Precisamos agora que o multilateralismo assuma esse compromisso urgentemente”, explica.

Acompanhe tudo sobre:ONUDesigualdade socialGuerrasDesenvolvimento econômico

Mais de ESG

Jeff Bezos nomeia ex-executivo da Amazon para comandar fundo climático de US$ 10 bilhões

John Elkington, pai da sustentabilidade: 'Negacionismo nos prepara para uma crise muito maior'

Summit ESG: os caminhos para o Brasil transformar a COP30 em um marco climático global

Agenda 2030: energia limpa para todos ainda é uma promessa distante