ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Pacto Global - Rede Brasil discute sustentabilidade corporativa brasileira em evento em Nova York

Setor privado nacional discute implementação dos ODS em evento na sede da ONU, com foco nos desafios da próxima década

A programação prevê discussões sobre transição climática, direitos humanos, anticorrupção e geração de emprego (Leandro Fonseca/Exame)

A programação prevê discussões sobre transição climática, direitos humanos, anticorrupção e geração de emprego (Leandro Fonseca/Exame)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 12h30.

Última atualização em 16 de setembro de 2025 às 12h50.

O Pacto Global – Rede Brasil realizará na próxima quinta-feira, 18, o SDGs in Brazil 2025, evento que reunirá executivos e especialistas na sede das Nações Unidas em Nova York para discutir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país. O tema do evento é "A década da ação: liderança empresarial por um futuro inclusivo e regenerativo".

A escolha de Nova York como sede, antecedendo a Climate Week NYC e durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, busca aproveitar a presença de líderes mundiais para discutir soluções ambientais e climáticas, de direitos humanos, trabalho e anticorrupção com foco na liderança do setor privado.

O evento ocorre quando restam apenas cinco anos para o cumprimento das metas da Agenda 2030, prazo que especialistas consideram cada vez mais difícil de ser alcançado. A ideia é exigir so setor privado uma postura mais firme e proposita nas ações de ESG, posicionando as ODS ao centro das estratégias de negócio.

De acordo com Daniela Grelin, codiretora executiva do Pacto Global – Rede Brasil, a discussão ajuda a levar ao mundo como alinhar competitividade, inovação e impacto social positivo. "O SDGs in Brazil 2025 é uma vitrine internacional desse protagonismo, reforçando a importância do setor privado como agente central para a construção de um futuro mais justo, sustentável e regenerativo", explica.

Liderança do setor privado pelas ODS

Entre os participantes confirmados estão representantes de grandes empresas nacionais dos setores financeiro, energético e de saneamento, como Carolina Carregaro, diretora de assuntos políticos da Nestlé; Édison Carlos, presidente do Instituto AEGEA; e Oliver Stuenkel, pesquisador e professor. Também participa a medalhista olímpica Rebecca Andrade, que discutirá sobre educação e esporte.

A presença dessas companhias reflete onde estão concentrados os principais investimentos privados em sustentabilidade no país. O evento conta com patrocínio de Aegea, Itaú, Banco do Brasil, Petrobras e Governo Federal, parceria do Bradesco e apoio da Missão Brasileira.

A programação prevê discussões sobre transição climática, direitos humanos, anticorrupção e geração de emprego a partir de práticas sustentáveis. Também serão apresentados casos práticos de empresas brasileiras, embora permaneça a questão sobre como essas experiências podem ser replicadas em escala nacional. Um dos focos será a chamada "integridade corporativa", tema que ganha relevância por seu papel como base na justiça socioambiental.

SDGs in Brazil: saiba mais do evento

Guilherme Xavier, codiretor executivo do Pacto Global – Rede Brasil, aponta que os desafios sociais, ambientais e econômicos enfrentados no Brasil são um chamado mais urgente para a ação de diferentes atores, já que os temas exigem respostas e ações imediatas.

"Ao alinhar suas operações a essa agenda, as organizações demonstram compromisso real com a transformação, ampliam sua capacidade de inovação e colaboram para que o país seja protagonista na construção de um futuro inclusivo, justo e regenerativo", afirma. Xavier ainda complementa que a implementação dos ODS deixou de ser um diferencial para as companhias, mas sim um imperativo de sustentabilidade.

A programação completa do SDGs in Brazil pode ser acessada a partir deste link.

Acompanhe tudo sobre:Pacto Global da ONU no BrasilONUExame na Assembleia GeralSustentabilidade

Mais de ESG

Camada de ozônio chega a maior espessura em décadas e fica 14% acima da média no Ártico, diz estudo

Temperatura média de 24,2 ºC marca o verão mais quente já registrado na Espanha

Brasil lança sistema de IA que monitora 100% da Amazônia pela primeira vez

IBGE inicia pesquisa para mapear impactos das enchentes históricas no RS