Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Bens digitais: para quem ficam quando o proprietário falece?

O que acontece com suas criptomoedas e NFTs ao falecer? Entenda como seus herdeiros podem recebê-los

Lei brasileira ainda não esclarece herança de bens digitais (Image Source/Getty Images)

Lei brasileira ainda não esclarece herança de bens digitais (Image Source/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2022 às 10h00.

Por Sylmara Multini, CEO da IDG

O que acontece com os NFTs quando o proprietário falece? Para quem ficam estes bens e como eles podem ser resgatados? Assim como outros bens digitais, as criptomoedas e os NFTs estarão, em breve, na lista de bens que formam parte dos inventários e serão distribuídos aos herdeiros na forma de herança.

Todavia, na legislação brasileira não existem, hoje, leis que regulamentem destes bens e tampouco existe alguma jurisprudência.

Esse meu artigo vem de encontro a uma matéria publicada pelo portal da Exame nesta semana, com o título "Herança de criptomoedas é complexa e não está garantida por lei; saiba como se proteger".

Como citei acima, o fato de não existir uma regulamentação mais clara neste universo das criptomoedas impede, por exemplo, o acesso aos bens deixados fora do país.

(Mynt/Divulgação)

É um tema ainda novo tanto para os clientes quanto para as empresas envolvidas, visto que estamos falando de um mercado em ascensão é que até alguns anos atrás não estava em evidência como hoje.

As carteiras em que são guardados os bens digitais são asseguradas com um código e estes só podem ser resgatados por quem tem a chave de acesso.

Diferentemente dos bancos tradicionais - em que a conta pode ser acessada pelos herdeiros após os trâmites legais - as carteiras digitais, por serem descentralizadas, só podem ser acionadas com estas chaves.

É por isso que é importante que qualquer usuário que seja o proprietário de uma cripto dê a garantia que um terceiro tenha acesso a essa conta.

A recomendação que damos na IDG, empresa especializada em NFTs em que sou a CEO, é assegurar que uma pessoa de confiança também tenha o acesso a esta senha, para que possa resgatar e até vender estes bens, na falta do proprietário primário.

Em diversos países, os Governos ainda estão tentando entender a complexidade dos bens digitais, porém não há dúvidas de que em breve haverá legislação que auxilie os herdeiros a navegar neste novo mundo.

Enquanto isso, mantenha as coleções de NFTs em sua carteira, mas tenha certeza de que mais alguém, de confiança, saiba qual é a sua chave.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosHerançaNFTs

Mais de Future of Money

Brasil retira R$ 70 milhões em semana pessimista dos fundos de criptomoedas

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça