Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Gestora é categórica: se regulação avançar nos EUA, criptomoedas terão alta 'imparável'

CIO da Bitwise compartilhou otimismo sobre futuro das criptomoedas, mas alerta que Congresso dos EUA não pode ‘deixar a peteca cair’

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de maio de 2025 às 17h04.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 17h20.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

Matt Hougan, CIO da gestora Bitwise, compartilhou nesta semana uma projeção categórica sobre o futuro das criptomoedas: se os Estados Unidos aprovarem uma regulação favorável, o setor pode ter uma alta "imparável". Porém, apesar do otimismo, ele também aponta desafios.

Mantendo um otimismo em relação ao futuro dos ativos digitais, Hougan destacou que o ambiente legislativo é favorável para o mercado cripto. Entre as mudanças que criaram esse novo contexto, ele destaca medidas do governo Trump, como a troca da presidência da SEC.

Além disso, o país criou uma reserva estratégia de bitcoin e definiu que as criptomoedas são uma "prioridade nacional". Do ponto de vista legislativo, a aprovação de um arcabouço regulatório para o setor e regras específicas para stablecoins podem ser aprovadas ainda em 2025.

"Para fazer as criptomoedas avançarem, precisamos que o Congresso aprove uma legislação que consagre o progresso para as criptomoedas em lei. A aprovação de pelo menos um projeto de lei sobre criptomoedas pelo Congresso mostraria que democratas e republicanos podem se alinhar em relação às criptomoedas e dificultar que regimes futuros desfaçam esse progresso", explica.

Hougan pontua, porém, que esse cenário não é uma certeza. Recentemente, o Partido Democrata tem demonstrado uma resistência a projetos de lei sobre criptomoedas, em especial o de stablecoins. Com isso, a aprovação de uma regulação para o setor pode demorar mais, ou até não sair do papel.

"Isso é o perfeito se tornando inimigo do bom. A legislação sobre a estrutura de mercado é extremamente importante para o futuro das criptomoedas a longo prazo, mas agrupar as coisas tornará a aprovação de qualquer projeto de lei mais difícil", defende o executivo.

O CIO da Bitwise disse ainda que "as stablecoins são obviamente benéficas — para os Estados Unidos, o dólar, comerciantes, empreendedores e outros — para que pequenas manobras políticas inviabilizem o progresso" do projeto de lei para o segmento.

"Os próximos dias e semanas serão tensos. Se a legislação fracassar, este poderá ser um verão [no Hemisfério Norte, inverno no Hemisfério Sul] desafiador para as criptomoedas. Mas se Washington conseguir se organizar, acredito que o mercado terá uma alta imparável". afirma.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Agentes de IA vão ser maiores usuários de 'dólar digital', diz gestora

SBT vai levar ‘aviõezinhos’ de Silvio Santos para programa de fidelidade em blockchain

Roberto Justus diz que maioria das criptomoedas é especulação durante evento

5º maior banco dos EUA volta atrás e retoma serviço de custódia de bitcoin