Agência de notícias
Publicado em 28 de julho de 2025 às 13h06.
Última atualização em 28 de julho de 2025 às 13h48.
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu neste fim de semana a região de Punta Molentis, no sudeste da ilha italiana da Sardenha, obrigando banhistas a deixarem a praia às pressas. Vídeos registrados no local mostram o momento de tensão em que os frequentadores foram cercados por fumaça densa e calor extremo.
De acordo com o jornal inglês The Sun, a temperatura na região chegou a 34 °C no momento em que as chamas avançaram até a faixa de areia. Muitos turistas correram em direção ao mar ou estacionaram seus carros próximos à água para evitar caminhar sob o calor sufocante.
A área afetada, conhecida como Sarrabus, é considerada uma das "joias" do litoral sardo. A imprensa local lamentou a destruição de parte da vegetação e do cenário natural. Para conter o avanço do fogo, as autoridades italianas mobilizaram dois aviões Canadair, um helicóptero de combate a incêndios, aeronaves da frota regional e um veículo da Força Aérea Italiana.
A cena dramática registrada na Sardenha se soma a uma série de episódios extremos enfrentados pela Europa nos últimos dias. Na Turquia, quatro pessoas morreram em meio a incêndios e temperaturas que chegaram a 50 °C. Mais de 600 focos de incêndio foram registrados no país apenas na última semana, impulsionados por ventos fortes e seca prolongada.
#NEWS - #Incendio in #Sardegna, fiamme a ridosso della spiaggia di #Villasimius, bagnanti in fuga.
Grave situazione a #PuntaMolentis, il fuoco ha bloccato quasi integralmente le possibili uscita. Mobilitata anche la Capitaneria di porto di #Cagliari per una possibile operazione… pic.twitter.com/5tFi9fkrol— Tv2000.it (@TV2000it) July 27, 2025