Mundo

Modi garante a Trump que "sempre serão amigos" apesar da tensão por tarifas

Relações entre a Índia e os EUA ficaram tensas nas últimas semanas depois que a administração Trump impôs tarifas secundárias à Índia por comprar petróleo da Rússia

Narendra Modi, premiê da Índia, durante reunião do G7 em Bari, na Itália, em 14 de junho (Tiziana Fabi/AFP)

Narendra Modi, premiê da Índia, durante reunião do G7 em Bari, na Itália, em 14 de junho (Tiziana Fabi/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de setembro de 2025 às 14h43.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, respondeu neste sábado, 6, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantindo que "corresponde plenamente aos seus sentimentos" de amizade, em uma tentativa de diminuir a tensão por conta das tarifas e da compra de petróleo russo por Nova Délhi.

Em uma mensagem na rede social X, Modi classificou a relação entre os dois países como uma "parceria estratégica global muito positiva e com visão de futuro".

"Aprecio profundamente e correspondo plenamente aos sentimentos do presidente Trump e à avaliação positiva de nossos laços", escreveu o líder indiano.

A resposta de Modi chega um dia depois que Trump afirmou que ele e o primeiro-ministro indiano "sempre serão amigos", embora tenha expressado seu descontentamento com as ações atuais da Índia.

"Serei sempre amigo do primeiro-ministro Modi. Ele é um grande primeiro-ministro. Mas simplesmente não gosto do que ele está fazendo neste momento em particular", disse Trump, referindo-se às importações de petróleo russo.

As relações entre a Índia e os EUA ficaram tensas nas últimas semanas depois que a administração Trump impôs tarifas secundárias à Índia por comprar petróleo da Rússia.

As taxas sobre as exportações indianas agora superam 50%, uma das mais altas impostas por Trump.

O governo indiano condenou a medida, classificando-a como "injusta, injustificada e irracional".

Neste contexto de tensão, Modi participou recentemente da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) na China, onde demonstrou uma notável camaradagem com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, no que foi visto como uma demonstração de unidade em oposição às tarifas de Washington.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaDonald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Irã aceitaria controle em suas instalações nucleares por suspensão das sanções, diz jornal

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA