Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Sem humanos? Google aposta em pagamentos entre agentes de IA com uso de criptomoedas

Novo protocolo lançado pelo Google Cloud cria padrão para interações entre inteligências artificiais e incentiva uso de blockchains

Google: empresa quer incentivar uso de blockchain e agentes de IA (Greg Baker/AFP)

Google: empresa quer incentivar uso de blockchain e agentes de IA (Greg Baker/AFP)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 16h44.

Tudo sobreGoogle
Saiba mais

O Google anunciou nesta terça-feira, 16, o lançamento de um novo protocolo para orientar transações realizadas inteiramente entre agentes de inteligência artificial. Para isso, a gigante de tecnologia também fechou parcerias com redes blockchain com foco no uso de stablecoins.

Batizado de Agent Payments Protocol (Protocolo de Pagamentos com Agentes, em tradução livre), o projeto é descrito como um protocolo aberto "desenvolvido com empresas líderes em pagamentos e tecnologia para iniciar e transacionar com segurança pagamentos conduzidos por agentes em todas as plataformas".

  • Uma nova era da economia digital está surgindo com as stablecoins. No Especial Dólar Digital, evento online e gratuito, você aprende com especialistas o impacto dessa revolução no sistema financeiro global. Garanta a sua vaga!

"Em consonância com as regras e padrões do setor, ele estabelece uma estrutura independente de pagamento para que usuários, comerciantes e provedores de pagamento realizem transações com confiança em todos os tipos de métodos de pagamento", explica o Google Cloud.

A iniciativa envolveu parcerias com empresas tradicionais de pagamento, como a Mastercard, fintechs como o PayPal, empresas da área de tecnologia e companhias específicas do mercado de criptomoedas. No anúncio, o Google ressaltou a importância da iniciativa.

A empresa explicou que agentes de IA já podem fazer transações comerciais em nome de usuários, o que gera a necessidade de criar padrões de autenticação, autorização e validação dessas operações. O protocolo foi desenvolvido para ser uma "linguagem comum" com esse objetivo.

O protocolo estabelece contratos digitais que confirmam as intenções do usuário que deu os comandos para o agente de IA. A ideia é usá-lo em compras em tempo real monitoradas por um humano e também em operações sem a presença de humanos.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Segundo o Google, o uso de agentes de IA nessas operações resultará em "compras mais inteligentes", "ofertas personalizadas" e "tarefas coordenadas", gerando novas formas mais "simples" de realizar operações comerciais.

Stablecoins em destaque

O Google destacou que o protocolo foi desenvolvido para abrigar "sistemas de pagamento emergentes", com destaque para as criptomoedas e, mais especificamente, as stablecoins. As stablecoins são um tipo específico de criptomoeda pareada a outros ativos, como ao dólar.

Para incentivar o uso de ativos digitais por agentes de IA, o Google fechou parcerias com diversas empresas do setor e desenvolveu uma solução específica para o uso de criptomoedas em pagamentos com agentes de inteligência artificial.

Um dos blockchains escolhidos para isso é a rede Sui. Envolvidos no projeto defendem que a integração entre o mundo cripto e de IA facilita o desenvolvimento de pagamentos programáveis e processos de verificação de agentes e dos usuários, além do rastreamento do pagamento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:GoogleAgentes de IACriptomoedasInteligência artificialCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

Banco Central não abandonou tecnologia blockchain, diz coordenador do Drex

UBS conclui 1ª transação entre bancos na Ethereum usando tokens de depósitos bancários

Rio de Janeiro quer ser ‘cidade de cripto’, afirma vice-prefeito

Nubank vai testar integração de 'dólar digital' com cartão de crédito, diz Campos Neto