BALTIMORE, MARYLAND - JANUARY 28: Travis Kelce #87 of the Kansas City Chiefs celebrates with Taylor Swift after a 17-10 victory against the Baltimore Ravens in the AFC Championship Game at M&T Bank Stadium on January 28, 2024 in Baltimore, Maryland. Patrick Smith/Getty Images/AFP (Photo by Patrick Smith / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Content Writer
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 14h55.
Última atualização em 22 de setembro de 2025 às 14h59.
A derrota do Kansas City Chiefs para o Philadelphia Eagles por 20 a 17 foi marcada por um erro decisivo: o tight end Travis Kelce, um dos principais nomes da equipe, deixou escapar um passe de Patrick Mahomes no quarto período.
A bola foi interceptada e praticamente selou a derrota dos Chiefs — que, até aquele momento, acumulavam duas derrotas seguidas no início da temporada, algo que não acontecia desde 2014.
A reação de Kelce foi explosiva. Mas o episódio que poderia manchar sua imagem ganhou outro contorno três dias depois, durante seu podcast New Heights, ao lado do irmão Jason Kelce. Em menos de quatro minutos, Travis deu uma aula de como um líder deve se portar após um erro.
Logo após a derrota, o quarterback Patrick Mahomes tentou tirar o peso da falha das costas de Kelce ao dizer que o passe poderia ter sido melhor. Mas Kelce assumiu a responsabilidade sozinho pela jogada mal executada.
“A bola estava onde precisava estar, quando precisava estar”, disse. “Só preciso conseguir me recompor agora para não me colocar em uma posição em que a bola me surpreenda daquele jeito”, completou.
Ao reconhecer publicamente que o erro foi dele, Kelce não apenas aliviou a pressão sobre os colegas, mas reforçou a confiança no time e no plano de jogo. Esse tipo de atitude é um dos traços mais marcantes de grandes líderes: quando algo dá errado, eles não procuram culpados — assumem a responsabilidade, protegem a equipe e seguem em frente com foco na solução.
Apesar do erro, Kelce fez questão de destacar a atuação de um colega: o offensive tackle Josh Simmons, calouro do time, que correu para impedir um touchdown após a interceptação. “Ele demonstrou um esforço tremendo naquela jogada. Eu o admiro por isso, cara”, disse.
Líderes que reconhecem publicamente o desempenho dos colegas reforçam valores como esforço e comprometimento — ingredientes indispensáveis para times de alta performance.
A fala final de Kelce resume o espírito de liderança que ele representa. “Enquanto mantivermos esse tipo de esforço e foco ao longo do ano, vamos resolver essa questão da execução”, afirmou.
Para líderes — no esporte ou nos negócios —, saber reagir ao erro com responsabilidade, foco e valorização do coletivo é o que define uma gestão de verdade.
Para aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em gestão, há uma notícia boa: a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO