Redator
Publicado em 26 de maio de 2025 às 12h03.
A Amazon está testando uma nova função que utiliza assistentes de inteligência artificial para apresentar destaques e características de produtos. Segundo a empresa, a IA ajuda a economizar tempo, compilando pesquisas e oferecendo resumos em áudio, a partir de páginas de produtos, avaliações e outras informações já disponíveis online.
Apesar de ter afirmado à Engadget que possui “tolerância zero” com avaliações falsas e que mantém políticas rigorosas para combater abusos, permanecem dúvidas sobre a origem das avaliações usadas pela IA da Amazon.
Isso porque a empresa enfrenta críticas frequentes sobre a presença de resenhas falsas, as quais podem superar 40% do total. Não foi detalhado se haverá proteção adicional para análises usadas pelos assistentes de IA, mas cada resumo informa previamente que a tecnologia foi utilizada para gerar o áudio.
Por enquanto, a função está disponível em alguns itens e clientes nos Estados Unidos via aplicativo móvel. A expectativa é ampliar o acesso para mais usuários e produtos em breve. Esse recurso se assemelha aos resumos em áudio do Google, que contam com narradores virtuais semelhantes a apresentadores de podcasts.
Embora possa ser útil para deficientes visuais ou pessoas realizando mais de uma tarefa ao mesmo tempo, alguns testes indicam que o tempo gasto para ouvir os resumos é maior do que o necessário para ler as avaliações e pesquisar por conta própria.
A Amazon defende que a novidade ajuda em situações de mobilidade, mas, na avaliação da Engadget, o recurso se insere na categoria das ferramentas baseadas em IA que não parecem vir ao encontro de demandas dos consumidores ou ter uma utilidade real para a maioria deles.