Inteligência Artificial

Como a tecnologia atual permite que líderes apliquem a IA no dia a dia?

O sucesso da inteligência artificial exige alinhamento organizacional e governança de dados

Domínio de IA ajuda a decidir promoções, avaliação de competências e entrega de soluções a clientes (Getty Images). (Getty Images)

Domínio de IA ajuda a decidir promoções, avaliação de competências e entrega de soluções a clientes (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 17h53.

A inteligência artificial evoluiu de servidores em nuvem para o hardware de dispositivos pessoais, como smartphones e laptops. Essa mudança, conhecida como inteligência artificial on-device, traz vantagens estratégicas para empresas e profissionais, segundo Alex Katouzian, executivo da Qualcomm na área de chips móveis.

Historicamente, a inteligência artificial dependia de servidores remotos para treinamento e execução de modelos. Hoje, chips de nova geração, que incluem unidades de alto desempenho que, permitem que decisões em tempo real sejam tomadas diretamente no dispositivo.

Essa arquitetura oferece vantagens claras para o uso empresarial: proporciona responsividade em segundos, preserva a privacidade ao manter os dados seguros e reduz a dependência de conexões de internet constantes.

Para as empresas, a inteligência artificial generativa pode ser ajustada com dados do próprio usuário — aprendendo estilos de escrita ou preferências de design — para entregar resultados personalizados e ricos em contexto. A tecnologia democratiza a inovação, permitindo que profissionais criativos e viajantes iterem mais rapidamente e compreendam tendências de negócios sem depender de servidores internos.

O sucesso na adoção da inteligência artificial on-device depende mais de fatores humanos do que tecnológicos. O passo mais importante é alcançar o alinhamento organizacional.

Líderes devem definir oportunidades, entendendo os desafios específicos que a inteligência artificial deve resolver. É fundamental garantir a governança de dados, resolver questões de privacidade, segurança e fragmentação de dados empresariais que serão acessados pela tecnologia on-device. Por fim, é necessário o treinamento para capacitar os funcionários a utilizar as novas capacidades da inteligência artificial em seu trabalho.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialLiderança

Mais de Inteligência Artificial

Conheça Geoffrey Hinton, o 'padrinho da IA' que ganhou o Nobel de Física em 2024

Sucesso com IA depende do operacional e não da tecnologia, afirma pesquisa

Liderança dos EUA na IA não vai durar, alerta 'padrinho da inteligência artificial'

A inteligência artificial vai substituir os profissionais juniores?