Inteligência Artificial

Empresária de 26 anos cria TikTok de IA e desafia OpenAI: quem é Demi Guo?

Demi Guo abandonou Stanford para fundar a Pika, que aposta em ferramentas de IA para criadores digitais e vídeos virais

Demi afirma que Meta lançou o feed Vibes e a OpenAI o Sora para competir com a Pika no mercado de vídeos de IA social (Getty Images)

Demi afirma que Meta lançou o feed Vibes e a OpenAI o Sora para competir com a Pika no mercado de vídeos de IA social (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 11h16.

A corrida por vídeos gerados por inteligência artificial (IA) ganhou um novo player de destaque, que rivaliza diretamente com as gigantes OpenAI e Meta. Trata-se da Pika, uma startup avaliada em US$ 470 milhões, liderada por Demi Guo, de 26 anos.

A visão da fundadora, que largou o PhD em IA em Stanford, antecipou o momento atual do mercado. Cinco dias após a Meta lançar o feed Vibes (exclusivo para vídeos de IA no Meta AI, Facebook e Instagram) no final de setembro, a OpenAI revelou o Sora. O aplicativo Sora rapidamente atingiu o topo da App Store da Apple, com 164 mil downloads em 48 horas.

O grande diferencial do Sora é o foco em permitir que usuários insiram versões totalmente sintéticas de si mesmos e de outras pessoas em cenários hiper-realistas, posicionando-se como o "TikTok da IA".

Essa estratégia já era familiar para Demi Guo. Lançada em novembro de 2023, a Pika ganhou notoriedade com o aplicativo Pikaffects, que oferece uma biblioteca de efeitos virais de IA, como o "Squish It" (transforma o usuário em um brinquedo mole manipulado por mãos geradas por IA) e o "Cake-ify It" (corta o usuário, revelando um interior de bolo).

No final do último verão, a empresa lançou seu próprio aplicativo social de criação de vídeo, o Pika: AI Video & Trend Maker, reafirmando sua visão.

"Acreditamos que a IA será a próxima forma de as pessoas se expressarem e definirá a próxima plataforma social," afirmou Guo no dia seguinte ao lançamento do Sora.

A Pika é uma competidora menor, porém profética, na área de vídeo com IA, e seus próximos passos podem oferecer uma nova visão sobre o futuro da rápida evolução da indústria.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialStartups

Mais de Inteligência Artificial

As profissões mais ameaçadas pela IA, e as que ela ainda não substitui

Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

Como a OpenAI quer desafiar o TikTok e o YouTube com o Sora App

Sem humanos? Zendesk afirma que novo agente de IA resolve 80% dos problemas sozinha